quinta-feira, 18 de abril de 2013

Avanço na Educação: Alunos usam netbooks em sala de aula em Rosário !


 A Escola Municipal José Maria Macau, o projeto UCA, a Secretaria de Educação de Rosário em parceria com Governo Federal, desenvolvem um projeto de ensino tecnológico na escola modelo na região, são 360 netbook entregue as alunos de 1° ano da rede municipal, onde cada professor usa também um netbook.

Os livros, cadernos e lousas continuam sendo utilizados na maior parte do tempo, mas, em média duas vezes por semana, os alunos fazem atividades pedagógicas no netbook.

Como suporte para o uso pedagógico dos equipamentos, os professores contam com o programa UCA, que oferece dezenas de jogos educativos, de vários temas e matérias. Também utilizam a internet para acessar portal educativo, que proporciona a apresentação dos conteúdos de forma interativo. “Os jogos desenvolvem o raciocínio lógico, facilitam a alfabetização, o desenvolvimento da linguagem, dos gêneros textuais, entre outros aspectos.

De acordo com o departamento pedagógico do município da escola, o investimento nessa tecnologia vale a pena, “considerando que os índices de aproveitamento das aulas cresceram significativamente”. Os docentes afirmaram também, que estes recursos tornam as aulas mais dinâmicas, ilustrativas e atraentes. “Porém, é necessário enfatizar que os equipamentos não bastam, por isso o professor e a equipe escolar são constantemente estimulados a discutir ações que aproximem os alunos deste espaço virtual, para que nele encontrem respostas para suas dúvidas e explorem este universo multimídia positivamente”, frisou a professora.

''O uso de netbooks em sala de aula faz parte do programa Educação do Futuro, que englobou diversas outras ações, como a entrega de notebooks professores da rede, a criação e utilização de jogos pedagógicos virtuais no Ensino Fundamental, a modernização dos laboratórios de informática, instalação de lousas digitais, aquisição de novas mesas informalizadas infantis e outras, lembrou que os próximos a chegarem não será netbook e sim Tablet's, comentou o Secretário de Educação, Joaquim Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário