quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conheça um pouco de mais um artista de Rosário.

Manuel Domingues em meio as suas incríveis esculturas.

O blog Rosário em Foco trás para você, mais um talentoso artista de nossa cidade, seu Manoel Domingues, ou Manel Barrachel para alguns, de 78 anos, que mora na travessa Filomeno Rabelo no centro de Rosário, sem dúvidas contribuiu e ainda contribui para a nossa galeria artística, e nossa cultura.

A mais de 48 anos é envolvido no folclore de Rosário e já ganhou destaque no Estado do Maranhão sendo reconhecido com títulos como: Honra ao Mérito Timbira e Produtor Cultural da Cidade de Rosário concedido pelo Governo do Estado.

Seu Manoel é fundador do bloco do Galo hoje conhecido por Galo da Meia Noite que sai no sábado antes da folia de momo, que já abriu o carnaval de rua de São Luís por dois anos.


Nos anos 80 resgatou a lindíssima Dança de Salão que era uma das mais belas danças nas noites juninas em Rosário, que era colocada pelo saudoso maestro Zé dos Santos. A dança era feita com jovens mulheres acompanhadas por orquestra e uma escultura de uma animal esculpida em madeira. Para resgatar essa cultura seu Manoel esculpiu um Surubi e vieram os outros bichos como tucano, leão, tubarão, garça, zebra, guará, carneiro.
Dança do Surubí anos 90
Dança do Tucano anos 90

Depois que passou por uma crise de saúde, seu Manoel hoje em dia não coloca mais a brincadeira e também alega falta de incentivo cultural.
As belas esculturas com detalhes incríveis.

As esculturas estão localizadas em sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário