terça-feira, 14 de maio de 2013

Recordar é Viver! Conheça o livro que foi lançado em Brasília por rosariense nos anos 80!!!


Nesta oportunidade o blog Rosário em Foco vem resgatar um dos poucos livros lançados sobre nossa terra e por um escritor rosariense.


O livro Rua do Curral Velho  lançado em Brasília no ano de 1985, nos leva a uma viagem cheia de detalhes remetendo a um passado cheio de encantos e poesias, personagens reais e fictícios. O romance aborda alguns personagens  da tão famosa Rua do Curral Velho (Hoje Rua Henrique Rocha) mais de todo cenário da época da nossa Rosário. Não é fácil encontrar um exemplar deste esplendido livro, mais tivemos acesso com uma das personagens citadas pelo autor que ainda mora no Curral Velho.

Sobe o Autor:
Admário Luis é maranhense de Rosário, nascido lá pelos isos de 1948, no bojo de um mundo pós guerra.


Em 1982, publicou seu primeiro livro, Momentos, coletânea de poesia abrangendo o período de 1967 a 1981, espelhando seus momentos de reflexão como estudante em Recife, São Luís e Brasília e como professor em  Brasília.

Em 1984, publicou ainda numa edição independente, Passageiros de Esperança, um trabalho popetico onde predominam três preocupações fundamentais: a primeira, ecológica, voltada sobretudo para a destruição da vegetação nativa em seu estado; a segunda voltada nos problemas da América Latina; a terceira, mergulha nas águas do Gama (cidade satélite onde mora).

No livro Luiz nos trás Rua do Curral Velho, um romance dedicado a sua cidade natal e, acima de tudo, a todos aqueles que lutaram pela preservação ecológica e pela pureza do ar e das águas que envolvem a ilha de São Luís. Partindo de Rosário, ele aborda um problema que não é só dos maranhenses , mas de todos os homens que amam a natureza.

Vale apenas frisar que temos outros talentos na literatura rosariense, que as nossas autoridades possam atentar para essa realidade e resgatar o que temos de melhor e incentivar a nova geração para o mundo da escrita.

Capa: Art Baya

Um comentário:

  1. Eu tive o prazer de lê este livro e fui também ao lançamento do mesmo realizado aqui em Rosário, mais precisamente no recanto do riba. Rumba, como é conhecido entre nós, hoje mora em Palmas, (Tocantins) e, em 2012 esteve aqui e foi jurado do bloco das carroças. Mestre e Doutor e, apesar de tanto conhecimento de vez enquanto vem abastercer-se aqui em sua cidade natal. Parabens Jeferson.

    ResponderExcluir