segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Audiência pública define a Implantação do IFMA em Rosário-Ma.





Estudantes, professores, pais, sociedade civil organizada, poder legislativo e executivo, participaram da audiência pública promovida pelo IFMA com o apoio da prefeitura municipal de Rosário. Para a definição dos Eixos Tecnológicos e cursos, que serão ofertados pelo Instituto Federal do Maranhão, por meio da Unidade de Educação Profissional (UEP) a ser instalada na cidade.
O evento aconteceu na ultima sexta (03), no templo da 1ª igreja batista em Rosário, onde mais de 500 pessoas lotaram as dependências da igreja.

Para isso, representantes de diversos segmentos da sociedade, incluindo empresários, produtores rurais, sindicatos, educadores e estudantes responderam a questionários envolvendo variadas perguntas, entre elas, as alternativas sobre as áreas que a população julga existir maior necessidade de profissionais qualificados no município e em seu entorno, que inclui as cidades de Bacabeira, Santa Rita, Morros, Icatu, Axixá, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande, ou seja, toda a região denominada Baixo Munim.  

 “Que vocês recebam o IFMA de braços abertos aqui em Rosário”, desejou o reitor Roberto Brandão. Em sua fala registrou que o maior instrumento de transformação é a educação e está nas mãos da sociedade. “Vamos aproveitar o momento para formar pessoas, as quais poderão enveredar pelo mundo do trabalho, o que exige qualificação e capacitação e é para isso que estamos aqui”, complementou.
Na ocasião agradeceu à prefeita Irlahi Moraes por permitir que o IFMA adentre ao município ajudando a transformar os indicadores sociais e econômicos de Rosário e região, lembrando que a instituição conta atualmente com 26 mil alunos e 2.200 servidores, distribuídos em 19 escolas instaladas no estado. “Vocês estão convidados a fazer parte desta família”, pontuou.

 “Rosário só será grande se toda a população for educada”, comentou a prefeita. “Queremos oferecer para o IFMA o que temos de melhor”, expôs o secretário de Educação, Joaquim Neto. O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Edmilson Baldez, agradeceu o apoio de todos os gestores e professores que atuaram junto à comunidade, convidando-a a participar da audiência.

Metodologia

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Filho, que explicou para a comunidade como a metodologia seria implementada. Para aplicação do questionário, o público é dividido, por segmentos e distribuído em salas diferentes. “É importante que respondam às perguntas com atenção, visualizando a região, para que o Instituto, ao ser instalado, ofereça cursos verdadeiramente identificados com a realidade de vocês”, orientou o diretor, esclarecendo que a realização da Audiência Pública é uma das condições exigidas pelo Ministério da Educação para autorizar o funcionamento das instalações da UEP.



 “Não há algo melhor para uma sociedade do que o conhecimento. Sem educação não há horizonte”, observou um dos representantes da sociedade civil organizada, Tenente Ferraz. Os estudantes José Ribamar e Joelson Costa estavam ali para optar pelo curso técnico de Eletromecânica. “Uma unidade do IFMA em Rosário representa a capacitação não só de alunos, mas também de professores”, constatou a professora da rede pública municipal, Samira Nunes.

Em 2013 o IFMA concluiu seis Audiências Públicas já realizadas nos municípios de Itapecurumerim, Porto Franco, Pedreiras, Carolina, Presidente Dutra e Rosário. As próximas localidades que aguardam a chegada do Instituto, por meio desta ação, são as cidades de Araioses, São José de Ribamar e Viana.



Um comentário:

  1. Curta a nossa página no facebook, e apareça no mural mais lindo da internet, e seja visto por milhares de pessoas todos os dias. Obrigado pela visita e volte sempre!
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir