terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rosário entra na Luta contra o analfabetismo.

Prefeitura municipal instala Programa Brasil Alfabetizado

 
Prefeita Irlahi Moraes ao lado do sec. munc. de educação Joaquim Neto
 
A Prefeitura Municipal de Rosário, através da Secretaria Municipal da Educação, lançou nesta terça feira (01/10) o programa Brasil Alfabetizado, programa desenvolvido pelo MEC que visa Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Em Rosário, Segundo dados do IBGE, o censo realizado em 2010, revelou números alarmantes em relação a taxa de analfabetismo da população Rosariense, com idades de 15 anos ou mais é de 18,1% e corresponde a aproximadamente 4.956 pessoas, a média municipal de analfabetismo está bem acima da média nacional que é de 9,6%.
O programa Brasil Alfabetizado (PBA) atende prioritariamente municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

A solenidade de lançamento do programa aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de um grande numero de professores e diretores da rede pública municipal, estiveram presentes também o Senhor Welington Dantas Mendes, Diretor Presidente do instituto Soles, o senhor Raimundo Nonato Santos, Presidente do SISMORB, Secretário Municipal de Educação de Rosário Joaquim Neto, e da Prefeita Municipal de Rosário, Irlahi Linhares Moraes, que ao usar a palavra, agradeceu a presença dos profissionais de ensino, e ressaltou a grande importância desses profissionais no processo de melhoria dos índices de analfabetismo em Rosário. "É triste a realidade do Brasil em relação ao alto índice de analfabetismo. Entretanto, estaremos lutando com as armas que nos temos em mãos e tenho certeza que juntos podemos avançar, e levar a educação que é a maior riqueza que o ser humano pode adquirir a todos os rosariense que assim necessitarem", frisou a Prefeita.


Um comentário:

  1. Curta a nossa página no facebook, e apareça no mural mais lindo da internet, e seja visto por milhares de pessoas todos os dias. Obrigado pela visita e volte sempre!
    Forte Abraço

    ResponderExcluir