quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prefeita Irlahi arregaça as mangas e busca no governo apoio para amenizar violência em Rosário!

O problema da violência em Rosário, como em todas as partes do Brasil, piorou em relação ao crescimento alarmante do tráfico de DROGAS, e Rosário aparece como uma das cidades com maior índice de Bocas de Fumo do Estado do Maranhão, o que consequentemente gera muita violência (assaltos, roubos, homicídios etc). 
Prefeita, empresários e vereador, pedem ajuda ao governo estadual.( 2013)

A onda de insegurança toma conta da cidade e a população pede soluções.

De quem é na verdade o dever de patrocinar a segurança pública? Do Estado, da União ou dos Municípios? A Constituição Federal prevê em seu artigo 144 que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, sendo exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Tal direito foi constitucionalmente disposto como direito e garantia fundamental, assegurado aos cidadãos brasileiros, tratando-se de cláusula pétrea (que não pode ser modificada) na forma dos artigos 5º, caput e 60, § 4º, IV, ambos da Constituição Federal de 1988.
Prefeita em reunião como Major e a delegada na busca de soluções para amenizar a violência urbana.

No entanto entendemos que os municípios tem o direito constitucional de exercer atividade auxiliar ao Estado, operando programas sociais, culturais, educativos, preventivos e de inclusão social, principalmente aonde a criminalidade se instalou e avança continuamente.

O juiz titular da comarca de Rosário precisa dá uma resposta! O legislativo (vereadores), ministério público,  defensoria pública, polícia civil, policia militar de Rosário e o secretário de segurança pública do Estado precisam se posicionar.

Lutar com os poderes e a população para formar uma força maior para buscarmos mais segurança para sociedade rosariense, pois, seria o primeiro passo para a solução.


Para a Prefeita Irlahi Linhares desde o inicio da sua gestão, Segurança Publica é tratada com prioridade e que jamais ficou de braços cruzados, mas infelizmente o momento é critico, já enviou vários ofícios para os órgãos competentes solicitando um aumento no numero de polícias para Rosário, já se reuniu com o Secretário de segurança publica do Estado e vereadores pedindo proteção para a população. Enfim todos os esforços estão sendo feitos no que diz respeito a administração municipal em relação ao combate da violência.

Um comentário:

  1. Todos os esforcos nao! Pois o municipio conta com um quadro de 27 Guardas municipais. Recentemente foi aprovada pelo congresso e sancionada pela presidente Dilma uma lei sobre as Guardas municipais de todo Pais, que concede poder de policia e porte de arma de fogo e aumenta a area de atuacao dos GM'S , entao se realmente a administracao tem interesse em combater a violencia daria suporte a esses agentes que com certeza traria frutos positivos e mais seguranca à populacao.

    ResponderExcluir