segunda-feira, 15 de junho de 2015

Inédito: Pela 1ª vez Vaticano vai julgar um padre por pedofilia!

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira que o ex-arcebispo polonês Jozef Wesolowski vai ser julgado no próximo dia 11 de julho por abuso de menores. Wesolowski, que foi núncio (embaixador) da Igreja Católica na República Dominicana entre 2008 e 2013, será o primeiro padre da história a ser julgado por crimes sexuais pelo próprio sistema judiciário do Vaticano.

"O presidente do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, Giuseppe Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, com o decreto do dia 6 de junho, acolheu o pedido do escritório do Promotor de Justiça e determinou o julgamento do ex-núncio apostólico na República Dominacana Jozef Wesolowski", afirmou o Vaticano em comunicado. "O ex-prelado é acusado de vários delitos, cometidos seja durante sua estadia em Roma desde agosto de 2013 até o momento de sua detenção [em 22 de setembro de 2014], seja no período transcorrido na República Dominicana, durante os cinco anos em que desempenhou o cargo de núncio apostólico", explicou o Vaticano.

Pena - Se condenado, Wesolowski pode pegar até doze anos de prisão. O escândalo veio à tona após uma reportagem da jornalista Nuria Piera, que assegurava que Wesolowski pagava para manter relações sexuais com menores dominicanos.

Veja


Nenhum comentário:

Postar um comentário