sexta-feira, 26 de junho de 2015

Vereador Pedrosa Filho (Necó) solicita a revitalização do Rio Itapecuru

O vereador sempre esteve preocupado com as questões ambientais não só do municio como de toda a região.

Foi apresentado na ultima sessão ordinária pelo vereador líder de governo na camara, Pedrosa Filho (Necó) uma indicação que tem como objetivo sensibilizar o Governo Estadual, Federal e organismos internacionais e nacionais, a participarem da revitalização do rio Itapecuru que corta o município de Rosário.

Para o parlamentar é de vital importância buscar parcerias e unir forças para o enfrentamento desse imenso desafio, mobilizando Prefeitos, Vereadores, e Sociedade Civil dos Municípios banhados pelo Rio Itapecuru, para que façamos uma verdadeira brigada de soluções para o Itapecuru, nessa visão mais ampla de olhar o rio no seu contexto humano, que vai além da questão ambiental e deve assegurar cidadania e gerar oportunidades de emprego e renda às populações ribeirinhas.

O rio

O Rio Itapecuru nasce na serra da Croeira, no sertão maranhense, e desemboca na baia de São José em frente à cidade de São José de Ribamar, da nascente à foz, o Itapecuru percorre 1.090 km de extensão, percurso este desenvolvido inteiramente em solo maranhense, diferente dos rios Gurupí (na fronteira com o Pará), do Tocantins (na divisa com o Tocantins) e do Parnaíba (na fronteira com o Piauí). Inúmeros povoados encontram-se às margens do Itapecuru.


São núcleos populacionais pequenos que se desenvolvem ao longo dos séculos, vivendo principalmente da pesca, do extrativismo e da agricultura de subsistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário