domingo, 11 de outubro de 2015

42 empresas de grande porte já mudaram do Brasil para o Paraguai, veja o motivo!

Segundo a CNI, Confederação Nacional das Indústrias, até agora, 42 empresas mudaram suas sedes do Brasil para o Paraguai, dentre elas, algumas gigantes do varejo que levaram suas linhas de produção para o país vizinho.

Motivo?

Apesar do salário mínimo no Paraguai ser maior, R$ 1.500,00, o custo com folha de pagamento é menor, pois os encargos recolhidos pelo governo local são menores em relação ao Brasil. Além de incentivos fiscais, energia e mão de obra mais baratas — no caso da indústria têxtil, o custo de produção com energia e mão de obra é 39% menor que no Brasil —, as empresas procuram menos burocracia e acesso a outros mercados. O Paraguai tem acesso especial a mercados como o da União Europeia, por ser beneficiário do Sistema Geral de Preferências (SGP), acordo que o Brasil não participa.

O risco é que, depois do contínuo aumento de impostos, mais indústrias mudem suas operações para o Paraguai, reduzindo ainda mais a oferta de emprego, a arrecadação do Governo e o nosso parque industrial.

A história se repete. Governo gastão e com olho grande para taxar empresas e a população, arrecada menos, causa evasão de investimentos no país e a expatriação de empresários que, além de ameaçados pela violência urbana e o confisco de seu patrimônio através do aumento de impostos de ganho de capital e impostos sobre herança, acabam buscando alternativas em países desenvolvidos para viverem com suas famílias com mais qualidade de vida.

Só entre 2011 e 2015, o número de brasileiros qualificados que saíram do país aumentou 67%, segundo dados da Receita Federal.

Enquanto o Brasil não reduzir drasticamente o tamanho de sua máquina pública, nada mudará. O custo para sustentar toda essa burocracia, a boa vida dos políticos e tudo que é desviado diariamente já passou de todos os limites.

Menos Estado com urgência. Mais indivíduos produzindo e criando suas empresas, gerando empregos e uma maior arrecadação para o país. Como disse recentemente Jorge Paulo Lemann, só o EMPREENDEDORISMO pode salvar o Brasil.


Geração de Valor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário