sábado, 3 de outubro de 2015

O outro lado da moeda: Menor morto por PMs no RJ é flagrado vendendo drogas em boca de fumo!


Nesse flagrante feito na boca-de-fumo existente na localidade conhecida como Pedra Lisa, no Morro da Providência, aparece Eduardo Felipe Santos Victor, 17 anos vendendo drogas. As fotos foram registradas na semana passada e, nesta terça-feira, dia 29 de setembro, moradoras do local registraram a morte do menor.

É lamentável que policiais sejam flagrados alterando uma cena de crime?

Sim, é.
Mas sabe de quem é a culpa?

De todos que incentivam a lógica do extermínio como política de segurança pública. Sejam autoridades, políticos, integrantes da sociedade ou da imprensa.

De todos que transformam criminosos em vítimas e não dão voz e nem espaço para as verdadeiras vítimas.

De janeiro a hoje, 27 policiais foram assassinados nos Estados Unidos - que possuem 50 estados (o recordista foi o Texas, com 10 casos). Enquanto isso, no Brasil, somente no Estado do Rio de Janeiro, foram 53 policiais mortos no mesmo período.

Por que o caso de um policial militar torturado, amarrado a um cavalo e arrastado por ruas de uma favela, somente por ter sua identidade descoberta - tão lamentável quanto a alteração de uma cena de crime - merece apenas algumas linhas em algum rodapé de página de alguns jornais ou alguns segundos de menção em alguns telejornais?

Por que na hora de escolher o lado certo, escolhe-se o errado?

Acaba-se provocando a impressão de que o crime compensa e de que o criminoso tem mais direitos do que aqueles que cumprem as leis.

A culpa é de todos nós, porque o povo é o primeiro a gritar "bandido bom é bandido morto", "por que prendeu?", mas depois também é o primeiro a exigir "tem que expulsar, tem que prender" e a chamar o policial de "assassino".

No final das contas, quem perde é sempre o policial - seja a profissão, a carreira, a liberdade, seja tudo isso e mais os amigos, a família, o crescimento dos filhos.


A partir do momento em que bandidos não têm mais medo e nem respeito por policiais, o que dirá por nós, simples mortais...

2 comentários:

  1. Nesse flagrante feito na boca-de-fumo existente na localidade conhecida como Pedra Lisa, no Morro da Providência, aparece Eduardo Felipe Santos Victor, 17 anos vendendo drogas. As fotos foram registradas na semana passada e, nesta terça-feira, dia 29 de setembro, moradoras do local registraram a morte do menor.

    ResponderExcluir
  2. Isso é cultural..a culpa disso tudo foram nossos antepassados.. Somos herança de uma matéria prima humana defeituosa..a corrupção a desigualdade o racismo o egoísmo a falta de educação está impregnado em todos nós brasileiros.. Essa é a verdade. Vivemos em um país em que ficar rico da noite pro dia é mais importante do que se construir uma família com valores e ensinar o verdadeiro sentido de ser cidadão ao seu filho. O problema do nosso país somos nos como povo!

    ResponderExcluir