domingo, 10 de julho de 2016

Será mesmo? Lei proíbe mulheres de amamentar em público? Veja a verdade por trás da polêmica!

Será verdade que foi aprovada uma lei que proíbe a mulher de amamentar em público sob pena de prisão de até 5 anos?

A notícia surgiu na web no começo de janeiro de 2016 e diz que os deputados aprovaram por maioria dos votos, uma emenda que proíbe as mães de amamentar seus bebês em vias públicas.
Esta iniciativa, segundo o que é afirmado na notícia, teria sido proposta depois de se analisar que a amamentação em vias públicas se tornou umas das principais causas de crimes de estupro no país.

O texto, que cita os deputados Oscar Garcia Barron e Rogério Castro Vazquez, ainda diz que os governos estaduais e municipais têm seis meses para modificar as suas regras e ajustar à nova lei e que as mulheres apanhadas cometendo esse delitos serão multadas em até 30 salários mínimos ou 5 anos de prisão.

Será que isso é verdade?

Mamães estão proibidas por lei de dar de mamar aos filhos em público?

Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa! Não há nenhuma lei aprovada nesse sentido!

O que temos em vigor são leis completamente diferentes dessa que estão espalhando pela web: Na cidade de São Paulo, por exemplo, a prefeitura sancionou uma lei em abril de 2015 garantindo o aleitamento materno em qualquer estabelecimento da cidade sob a pena de multa de R$500.

http://rtb.metrigo.com/delivery/sync/criteo/pixel_match?redirect=http%3a%2f%2fdis.criteo.com%2frex%2fmatch.aspx%3fc%3d21%26uid%3d%25%25USER_ID%25%25
Em julho de 2015, a prefeitura do Rio de Janeiro também aprovou lei semelhante, mas a multa é mais salgada para quem proibir uma mãe de amamentar seu filho: A partir de R$2mil!

Uma Lei parecida com essas também está aguardando aprovação do governador de São Paulo para passar a valer para todo o estado!

Deputados citados

Os políticos Oscar Garcia Barron (link do site da Câmara dos Deputados do México) e Rogério Castro Vazquez (aqui, na Câmara dos Deputados) citados no boato existem, de fato, e ambos são deputados. Porém, eles são políticos mexicanos!

Uma busca por essa lei espalhada pelo boato no México mostra que lá essa história também é falsa!

Origem

A maioria dos blogs e sites que publicaram essa notícia falsa cita o site Portal Jornal que, por sua vez, é uma cópia do blog Jefter Ruthes que, como já mostramos aqui no E-farsas algumas vezes, é especializado em espalhar notícias falsas apenas para ganhar cliques!

Já pesquisamos aqui uma notícia inventada por esse caça-cliques sobre as bananas que estariam contaminadas com HIV!

A imagem usada para ilustrar essa farsa é de outubro de 2013 e foi tirada durante um evento organizado por uma Universidade de Medicina russa, criado para incentivar a amamentação materna.

Conclusão

Não há nenhuma lei proibindo as mulheres de dar de mamar aos seus filhos em público! Existem, sim, leis que multam quem proíbe a mulher de amamentar!

fonte: e-farsa


Nenhum comentário:

Postar um comentário