quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pátria Educadora: Desempenho no Ensino Médio em Matemática é o pior em 10 anos.

O nível de aprendizado dos estudantes brasileiros no ensino médio piorou em matemática e chegou, em 2015, ao pior resultado desde 2005, início da série histórica do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O Ideb é calculado a cada dois anos, com as médias do Brasil, Estados, municípios e por escola. Os últimos indicadores disponíveis até agora se referem a 2013.

Enquanto o índice adequado é 350, os estudantes brasileiros alcançaram, na média, a nota 267. Em 2013, o resultado havia ficado em 270.

De acordo com a escala de proficiência do Saeb, os estudantes não seriam capazes, por exemplo, de fazer cálculos simples de probabilidade.

http://sync.mathtag.com/sync/img?type=sync&mt_exid=20&redir=http%3a%2f%2fdis.criteo.com%2frex%2fmatch.aspx%3fc%3d2%26uid%3d%5bMM_UUID%5dParticiparam da avaliação em 2015 todas as escolas públicas com, pelo menos, 20 estudantes no 5º e 9º anos. No ensino médio, a aplicação é por amostragem (por isso, não há divulgação de Ideb por escola dessa etapa).

Para Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, o ensino médio chegou ao “fundo do poço”. “Não dá mais para esperar, é preciso mudanças. A boa notícia é que há caminhos a seguir, como escola de tempo integral.”

Ramos ressalta que a piora em matemática é mais séria, por colocar em risco o desenvolvimento de áreas como engenharia e tecnologia.

Eis aí o resultado da Pátria Educadora petista: puro slogan marqueteiro, como em tudo mais. Os alunos brasileiros saem do ensino médio sabendo repetir frases marxistas de efeito, considerando o lucro uma exploração, prontos para fazer militância contra o “golpe” ou para bradar baboseiras sobre “identidade de gênero”. Só não sabem mesmo fazer contas básicas…

Ou seja: estão preparados para galgar degraus na hierarquia petista, para descolar um emprego num sindicato qualquer, numa ONG, só não estão prontos para conseguir um trabalho no mercado. E não é exatamente isso que o PT e as esquerdas em gerais querem do povo? Engajamento político-ideológico e nada mais?

Nosso ensino, especialmente o público, é uma máquina de doutrinação ideológica, de triturar cérebros jovens, de proselitismo partidário. Só não é capaz de formar gente capacitada para disputar vagas no mercado de trabalho. Mas sempre poderão alegar que são vítimas do sistema, que tudo é culpa das elites. O comunista Paulo Freire ficaria orgulhoso…


Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário