domingo, 7 de maio de 2017

Absurdo: Empresa Titara entra na justiça contra moradores do Buenos Ares/Rosário! Enquanto isso o fedor provocado pelo aterro só aumenta!


A central de tratamento de resíduos sólidos TITARA que  esta localizada no povoado Bueno Aires entre Bacabeira e Rosário, distante 60 km da capital maranhense tem se tornado um problema perturbador para as famílias da localidade e para os milhares de moradores que moram nas proximidades, um dos motivos para a reclamação da população é o FEDOR insuportável provocado pelo aterro sanitário que foi concebido para ser uma das mais modernas centrais de gerenciamento de resíduos sólidos do Brasil.

Prejudicados com o fedor e da sujeira provocada pelos resíduos que caem pela estrada das quase 100 carradas de lixo (resíduos) oriundos da grande Ilha de São Luís, que segundo a própria empresa algo em torno de 1.500 toneladas diárias (dá em torno de 1 milhão e 500 mil quilos de lixo), os moradores agora estão sendo “coagidos” pela empresa de uma forma absurda. É que a Titara entrou na justiça contra diversos moradores que realizaram uma manifestação no dia 21 de fevereiro deste ano que cansados de reclamar realizaram um bloqueio parcial da estrada que dá acesso a comunidade.  A empresa alega que foi prejudicada pelos moradores!

Os moradores reclamaram pelo estado da estrada e pelo fedor

Segundo os moradores até hoje nenhum projeto dos que foram prometidos pela empresa à comunidade -que foi registrado em audiência pública realizada em 2011 na época do então prefeito Marcone Bimba- foram implantados na comunidade que se sentem enganados e prejudicados com a instalação da empresa.

Além do prejuízo à saúde das pessoas, outro efeito negativo é a desvalorização dos imóveis na região onde praticamente ninguém consegue vender ou alugar, muitos até já se mudaram.

O FEDOR provocado pelo aterro a cada dia só aumenta e já chagou a várias comunidades como Sapucáia, Vila Boa Esperança, Santa Quitéria moradores que residem às margens da BR 402, Vidéo, Periz de Baixo em Bacabeira.

 Algumas pessoas já sentem até em bairros próximos ao centro de Rosário, como no Fórum de Justiça.

É necessário as autoridades competentes do município se agilizarem e chamem a empresa para que medidas urgentes sejam tomadas, antes que seja tarde demais! 

A Titara

A CGA Titara teve sua Licença de Operação emitida pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão – SEMA, em 13/01/2014, para operar as duas unidades de disposição final já implantadas: o aterro sanitário e industrial – CL II e o aterro industrial para resíduos perigosos – CL I.


Suas atividades tiveram início em Março de 2014, quando iniciou o recebimento de resíduos inertes de borracha.

Até o fechamento desta matéria não conseguimos falar com a assessoria da empresa 

Um comentário:

  1. O que se espera dos políticos dá nossa região, que não dão mínima, para povo.

    ResponderExcluir