segunda-feira, 22 de maio de 2017

Opinião: É necessário sairmos das redes sociais para enfrentarmos o problema da violência que entristece nossa Rosário, eis a questão!


O caso do assassinato da empresária Adilce Silva sem dúvidas entrou para a história de Rosário como um crime que será difícil de esquecer. A revolta da população, a dor dos amigos e até de quem não a conhecia ficou claramente evidenciado nas redes socais, em especial o facebook, onde milhares de homenagens e mensagens de apoio aos familiares foram publicadas e compartilhadas.

Com isso a discussão sobre a “violência urbana” tomou de conta dos moradores de Rosário, porém uma coisa é fato, o TRÁFICO DE DROGAS continua sendo a raiz geradora da grande maioria dos crimes ocorridos especificamente  em nossa região.

Aí vem a pergunta: Então o que devemos fazer? Recorrer à justiça com as próprias mãos? Incentivar que a polícia não só prenda os suspeitos, mas os condenem a “pena de morte”(execuções) de forma clandestina? Bem nenhuma das opções acima é aceitável ou resolveria a questão.

A educação ainda continua sendo uma forte arma de ataque e defesa, não falo somente da educação institucional aquela proporcionada pelo Estado (governos  federal, estadual ou municipal), mas aquela que começa antes da criança chegar ao prédio da unidade escolar, do diálogo familiar que hoje esta cada vez mais escarço. O que precisamos é de uma cultura transformadora que venha a produzir uma sociedade de virtudes e valores morais, baseados em coisas simples como cordialidade, respeito à família e ao próximo, honestidade dentre outros.

É hora de TODOS que querem o bem da cidade, erguer as mangas, sair do comodismo, do “falar por trás” e começar a agir. Aí você me pergunta como? A solução não é simples e não nascerá da “noite pro dia”, e sim com planejamento e engajamento de todos os cidadãos de bem que estão inconformados com tanta violência.


O momento é bem oportuno para as autoridades instituídas do município convocarem todas as instituições e a sociedade para o debate sério e profundo, e quem sabe encontrarmos “um caminho”, para tentar resgatar e transformar a nossa geração. Será preciso que outra pessoa inocente venha perder sua vida para isto acontecer? Espero que não! 

Jerffeson de Jesus
Diretor do blog Rosário em Foco

Um comentário:

  1. É triste vê o lugar onde crescir se tornar um campo minado,onde a população vive comedo refugiado sem saber onde recorrer, peço muito adeus em minhas orações que cuide proteja toda a cidade, e que as autoridades sejam menos acomodadas e invistam em algo que diminua a criminalidade da região.

    ResponderExcluir