quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Prefeitos criam em Rosário o Consórcio Intermunicipal da Ferrovia São Luís Teresina

O município de Rosário sediou, nesta segunda-08, a Assembleia de Fundação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Territorial da Rede Ferroviária Federal de São Luís/Teresina (CIDT Reffest), da qual participaram prefeitos, secretários e técnicos municipais, e dirigentes de consórcio que integram o território a ser beneficiado pela gestão consorciada. São eles: São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Itapecuru-mirim, Cantanhede, Pirapemas, Coroatá, Timbiras, Codó, Caxias, Timon e Teresina (PI).
O objetivo é promover a unidade da região para dialogar e pleitear as compensações aos municípios por onde passa a estrada ferroviária, amparada pela Lei 13.540/17, também conhecida como Lei dos Royalties da Mineração, como forma de minimizar os impactos negativos deixados ao longo de décadas. Estiveram presentes, os prefeitos de Rosário, Irlahi Moraes; de Cantanhede, Marco Antônio Rodrigues (Ruivo); de Pirapemas, Iomar Martins; representando o Prefeito Fábio Gentil, o assessor especial de Caxias, Clineu César Coelho, além do Secretário Geral da FEMACI, Ronald Damasceno.
Durante a realização da Assembléia, foi eleita a primeira diretoria, ficando a seguinte composição:
Presidente, Irlahi Moraes, Prefeita de Rosário;
Vice presidente de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Antônio Rodrigues, Prefeito de Cantanhede;
Vice presidente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Iomar Martins, Prefeito de Pirapemas;
Vice presidente de Fortalecimento Institucional, Fábio Gentil, Prefeito de Caxias;
Vice presidente de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Francisco Nagib, Prefeito de Codó.
“A Estrada de Ferro passa pelos municípios e lucra, deixando problemas, a exemplo de danos socioeconômicos e ambientais, e até mortes. Por isso, a união entre nós, gestores, é fundamental, pois precisamos reaver esta situação. Nosso compromisso é com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os aspectos ambientais, culturais, econômicos e sociais existente em todo o território de influência da via férrea”, enfatizou, a presidente eleita, Irlahi Moraes.

Um comentário:

  1. O objetivo aí é locupletar ainda mais, pq desenvolvimento e urbanização Rosário e os demais municípios não tem. O que se tem é muitos problemas sociais além de um povo ludibriado com coisas que deveriam ter sido feitas há décadas!!!!!!

    ResponderExcluir