segunda-feira, 25 de março de 2013

Secretária de Saúde de Rosário da esclarecimentos a população!


Após vários questionamentos de populares e leitores rosarienses sobre o estado real da saúde no município. E para esclarecer a população procuramos a Secretaria de Saúde do Município (SEMUS) e fomos recebidos pela secretária Mauricéa Rodrigues, que respondeu as nossas perguntas.

R F: Como está funcionando o  SESP?

SEMUSA unidade Mista de Rosário atende como saúde básica ou seja o antigo Sesp na realidade para o SUS é um simples posto de saúde.  Estamos com médico de plantão 24 horas por dia, casos de urgência e emergência, ambulatório e internações clinicas.


R F: O Sesp pode realizar cirurgias e partos?

SEMUS:  Por determinação da vigilância sanitária e Ministério público Estadual, o centro cirúrgico encontra-se interditado desde o ano passado,  por oferecer risco de vida aos pacientes,  e a unidade mista não tem autorização do SUS para realizar partos e cirurgias, pois é saúde básica.


R F: O Programa Saúde da Família?

SEMUS: Encontra-se com 15 equipes (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) atendendo a sede e a toda zona rural, em pleno funcionamento como determina o SUS.


R F: Além dos atendimentos já citados o que mais se encontra hoje disponível para a população?

SEMUS: Hoje a secretaria de saúde dispõe para a população além de Clinico Geral, vários especialistas como: Cardiologista, Pediatra, Fonoaudiologista, Terapia Ocupacional, Psicóloga, e já estamos providenciando um Psiquiatra pois na cidade existem muitos dependentes químicos, alcoolismo, e outros.


 R F: E o NASF ( Núcleo de Apoio a saúde da família), como se encontra?

SEMUS: Recebemos a maioria dos postos de saúde sem condições de atender a população, com equipamentos em condições precárias,  fizemos um relatório com fotos anexadas, e estamos realizando todos os reparos necessários nas instalações físicas, mais enquanto isso o Nasf esta dando suporte ao PSF.


R F: O que é o TFD ?

SEMUS: Tratamento fora do município, é um programa de assistência a pessoas que necessitam se deslocar principalmente para a Capital para fazerem os tratamentos de saúde que não são encontrados no município (exemplo: Hemodiálise, quimioterapia e outros) onde o município oferece o transporte ida e volta e toda assistência para que o paciente possa realizar seus tratamentos.


R F: Alguma consideração?

SEMUS: Queremos agradecer por essa oportunidade de podermos dar esclarecimentos a população sobre essa área tão importante e delicada que é a Saúde. Pedimos a compreensão das pessoas e que temos uma equipe empenhada, trabalhando incansavelmente, para que a população receba uma assistência digna. E que qualquer cidadão pode nos procurar para darmos os devidos esclarecimentos.


Obs: Em relação a Saúde Bucal faremos uma matéria com o coordenador do programa  e em breve estaremos postando aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário