terça-feira, 26 de novembro de 2013

Presídio será desativado e construído bem longe de escola.



O secretário de estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, garantiu ontem que o novo presídio a ser construído na cidade de Rosário não ficará mais ao lado de escola, como é localizado o atual em que apenas um muro divide do Colégio Sítio do Pica Pau Amarelo.
O anúncio foi feito ontem à tarde durante reunião entre o titular da Sejap, a prefeita Irlahi Moraes, o secretário de Educação, Joaquim, alunos e professores.
A ida do secretário até Rosário foi motivada por uma reunião com  a prefeita, alunos, deputado Roberto Costa, professores e pais de alunos na sede da Sejap na semana passada, um dia depois da rebelião no presídio daquela cidade.
Na ocasião, Uchôa avisou que iria olhar o problema de perto. Ele constatou que o presídio fica muito próximo da escola que abriga alunos entre 6 a 12 anos.
No dia da rebelião os detentos abriram um túnel que sairia dentro do colégio. Com a descoberta, eles se amotinaram e o tumulto causou sérios problemas para os alunos que estavam fazendo a Prova Brasil, que classifica as escolas no ranking do MEC.
O secretário informou que a região do Muniz receberá um presídio regional e que vai solicitar ao secretário do Planejamento, Bernardo Bringel, que Rosário ganhe uma unidade.
Uchõa deixou bem claro que assume compromisso como técnico e não como político e demonstrou que estava sensível ao problemas dos alunos e professores.
A prefeita Irlahi Moraes se prontificou a localizar um terreno, mesmo que do município, para que o novo presídio possa ser construído distante da escola e pediu pressa ao secretário para que o atual seja desativado. Atualmente o presídio tem capacidade para abrigar 20 detentos, mas 83 estão vivendo lá dentro.
Por Luís Cardoso

Um comentário:

  1. Caro Jefferson, este depósito de marginais, que infelizmente querem construir em Rosário, dever não somente ser mandado para longe da escola, como também para longe de nossa tão pacata cidade, que vantagens esta M-E-R-D-A, vai trazer para o nosso município, outras e outras mais rebeliões como esta que aconteceu? é hora de o povo de meu amado município começar a lutar por seus direitos, como podemos aceitar tão pacatamente que tudo o que não presta seja jogado aqui, já não basta o lixão, pois o aterro da Ribeira em são Luis, já foi até desativado, e o lixo voces acham que vai parar onde? é claro que no depósito de lixo da região "Rosário".

    ResponderExcluir