domingo, 31 de janeiro de 2021

Homem morre afogado em açude em Rosário



Um homem identificado por Antonio Domingos, com idade aproximada de 40 anos, natural do povoado Pedreiras, no município de Santa Rita, desapareceu nas águas do Balneário Parque Natureza em Rosário.

Segundo o informado, o banhista havia ingerido quantidades de bebidas alcoólicas, e depois de várias travessias, a vítima mergulhou e não voltou mais à superfície. Ainda tentaram localiza-lo junto aos bombeiros/socorristas que prestavam serviço em outro banho, mas sem sucesso.

As buscas serão reiniciadas nas primeiras horas da manhã desta segunda!

Via Mamais

Tragédia: Duas grávidas morrem em acidente em Icatú e três crianças ficam gravemente feridas

 


Uma tragédia provocada por um gravíssimo acidente de trânsito entre Morros e Icatú, na tarde deste domingo (01) resultou na morte de duas grávidas e três crianças gravemente feridas na BR 402. Segundo informações, a vítima que conduzia a motocicleta teria tentado desviar de um buraco na rodovia, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra a caminhonete.


Os corpos das vítimas e os fetos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Morros.

O acidente aconteceu na curva entre uma moto e uma L200 que trafegavam em sentidos opostos.




PRF apreende grande quantidade de cocaína na BR 135 em Santa Rita

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, por volta das 17h20 deste domingo (31), 14 tabletes de pasta base de cocaína. A apreensão ocorreu na altura do km 63 da BR-135, no município de Santa Rita.

A droga, avaliada em R$ 1.750.000,00, era transportada em uma caminhonete Fiat/Strada Working, de cor branca e placas do Piauí, que trafegava no sentido interior para a capital.

Segundo a PRF, os policiais abordaram o veículo e, durante a entrevista com o condutor, notaram algo desconexo na fala do mesmo. O veículo foi levado para a Unidade Operacional de Pedrinhas, onde foi feita fiscalização com iluminação mais adequada.

Após desmonte de parte da carroceria, a droga foi encontrada escondida entre o forro e a lataria da parte traseira da picape.


Descoberta de Novo Pré Sal na bacia do Maranhão/Pará

 


Nas águas profundas e ultraprofundas da Bacia do Pará-Maranhão, existem aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo em recursos prospectivos recuperáveis riscados. É o que diz o documento “Um novo ‘Pré-Sal’ no Arco Norte do Território Brasileiro”, de autoria de Allan Kardec Duailibe Barros Filho, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ronaldo Gomes Carmona, professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG), e Pedro Victor Zalán, presidente da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo.

“Se confirmadas as expectativas, as quais buscamos descrever na presente Nota Técnica, especialmente os Estados do Maranhão, Pará e Amapá, poderão beneficiar-se de vultosas receitas diretas (tributos e royalties) e indiretas (desenvolvimento industrial e do setor de serviços, com expressiva geração de empregos) que poderiam ser geradas pela exploração e produção petrolífera. Abrem-se amplas perspectivas do desenvolvimento regional, a começar pelo fato de que a produção petrolífera e gasífera potencial poderia gerar abundância energética visando a industrialização dessa região do território nacional”, diz o estudo.


“A primeira etapa é entrar em licitação, porque o solo é do Brasil, então algum órgão governamental tem que colocá-lo em licitação para as empresas adquirirem. Quem faz isso é a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Há várias rodadas de licitação. Por exemplo, este ano, há a 17ª rodada, que nós não entramos. Nós queremos entrar na 18ª rodada”, explicou o especialista maranhense Allan Kardec Barros Filho, que já foi diretor da ANP.

Novo pré-sal e a regulamentação ambiental

De acordo com Edilson Baldez, a possibilidade de recuperar de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo no Maranhão, ressaltando que no Pré-Sal, por exemplo, são 40 bilhões de barris, seria uma oportunidade sem tamanho de desenvolvimento regional e para o Brasil. “Acreditamos que a exploração desses prospectos encontrados nas águas profundas da Bacia do Pará-Maranhão seja uma oportunidade de desenvolvimento regional, com larga geração de empregos”.

O estado do Maranhão foi indicado para entrar na 17ª rodada de licitações de áreas na Bacia Pará-Maranhão, porém os oito blocos sugeridos para exploração de petróleo foram excluídos da licitação, após manifestação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que indica a provável inviabilidade ambiental de empreendimento que “imponham riscos de olear a costa do Pará e do Maranhão e o Parcel de Manuel Luís”.

O estudo, porém, contesta a informação, pois “o Parcel estaria em águas rasas, assim como os corais, que são serem vivos que vivem em águas rasas. As águas sobre as quais estamos falando são profundas, de 4 mil, 5 mil metros. A 300 metros de profundidade está completamente escuro, a luz não chega, e corais, por exemplo, não sobrevivem. Além disso, nós temos tecnologias no país. Na exploração de petróleo no Brasil não há um caso sequer de derramamento de petróleo”, afirma Alan Kardec.

O estudo sugere e recomenda às autoridades energéticas brasileiras que coloquem os blocos exploratórios da bacia sedimentar Pará-Maranhão nos próximos leilões da Agência Nacional de Petróleo. “A exploração e produção desta riqueza traria grandes benefícios para o desenvolvimento nacional e em especial para o Estado do Arco Norte do território nacional”.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Prefeito: Pague o abono. Ele não é seu mesmo! É dos professores!

 


Sr. Prefeito Calvet Filho! 

Assim, com respeito, coisa que o senhor não tem com as pessoas.

O senhor é Prefeito de toda a população rosariense, sejam os 11 mil e tantos votos que o senhor recebeu, sejam os que o senhor não recebeu.

Aceite as críticas, evolua, torne-se adulto e pare de chorar como um menino mimado pq não encontrou um gabinete luxuoso. A prefeitura não abarca essa quantidade de pessoas como funcionários para o senhor falar que estão reclamando pq deixaram de “mamar nas tetas”, lembre-se uns saem outros entram para “mamar”.

Prefeito tem que sair de gabinete, levantar a bunda da cadeira e trabalhar.

Pq ao invés de ir na televisão falar mal da ex gestora, pq não explica:

1. Quem são seus secretários e diretores? Não tem essa informação no portal da prefeitura.

2. Qual a necessidade de dispensa de licitação?

3. As que dispensou, quem são as empresas? Qual o valor? Qual o prazo de contratação?

4. Quem são as empresas terceirizadas de iluminação e limpeza pública? Qual o valor? Qual o prazo?

5. Qual o valor da reforma luxuosa do gabinete? Qual empresa?

6. Quem fornece combustível? Qual o valor?

Pague o abono dos professores, eles são merecedores, ou o senhor também acha que eles “mamavam”???

O senhor não é dono de prefeitura. Não tem essa de débito de um prefeito, débito de outro. É a pessoa jurídica do município de Rosário a responsável.

Faça mais, fale menos, seu desequilíbrio ficou evidente na televisão.

O senhor pode até apagar as postagens do Instagram da prefeitura para tentar apagar os méritos da gestão anterior, mas nunca conseguirá apagar a memória das pessoas.

Repito: pague o abono. Ele não é seu mesmo! É dos professores!!!!!!

Autor: Internauta que prefere não se identificar

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Com mais de 6 milhões em caixa, Calvet Filho manda professores criarem vergonha na cara e diz que NÃO pagará ABONO salarial!



Nesta sexta feita (29) já entraram mais de 6 milhões de reais nas contas da prefeitura municipal de Rosário e depois de 29 dias de gestão o prefeito Calvet Filho foi para a TV de sua nova aliada Graça Botentuit, precisamente no programa Bora Ver, após forçar a saída do apresentador Jerffeson de Jesus, na frustrada tentativa de passar aos telespectadores uma outra realidade da admistração, sendo que o mesmo encontrou um município adimplente, ressaltamos que pela primeira vez em Rosário houve uma transição transparente acompanhada de perto pelo ministério Público. 

 Depois de explicar situações comuns de qualquer inicio de gestão, Filho mostrou um despreparo colossal, tentou colocar sua incapacidade admistrativa na ex-gestão, ainda foi deselegante, ofendeu profissionais da educação, mentiu, desinformou a população, e afirmou que não irá pagar o abono salarial que pertence aos profissionais da educação por direito, sendo que o dinheiro mais de 3 milhões já está em conta! 


Com toda a sua arrogância Filho desferiu seu ódio político, e atacou severamente duas professoras, ex-diretoras que tem carreiras brilhantes frente a educação rosariense, uma delas é a professora AnaLice de São Simão que foi tirada pelo mesmo da direção da escola militar antigo CEMA mandou a mesma tomar vergonha na cara! Com isso houve uma enxurrada de críticas contra a atidude irresponsável de Calvet Filho, nem parace que a mãe dele é professora! Mostrou total desrespeito com a categoria! 




Jovem rosariense morre por complicações da Covid19! Já são três óbitos neste mês em Rosário por Covid 19!

 


A terceira vítima por covid 19 em Rosário neste mês de janeiro, foi a jovem Larissa Desterro que morava no povoado de São Simão distante 3 km da sede do município.

Segundo informações Larisa estava internada em estado grave e tinha problemas renais, e na madrugada desta sexta (29) não resistiu às possiveis complicações da covid vindo a óbito em São Luís. O sepultamento será ainda hoje no cimetério da Ivar Saldanha em Rosário. A morte repentina a jovem abalou o povoado bem como a cidade de Rosário.

Há duas semanas duas mulheres de Rosário também morreram vítima de covid, com tudo isso ainda não houve nenhuma ação por parte da nova gestão em relação à pandemia. Tanto que nem o boletim epidemiológico foi atualizado, sendo que o ultimo ainda é de 05 de novembro do ano passado.

Agora já são três mortes por covid 19 no mês de Janeiro de 2020, sobindo para 17 óbitos registrados até o momento no município de Rosário.