sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Governadores do Nordeste anunciam apoio ao programa 'Médicos pelo Brasil'


O programa ‘Médicos pelo Brasil’, que será lançado nos próximos dias pelo governo federal em substituição ao Mais Médicos, obteve nesta segunda-feira (29), em Salvador, durante reunião do Consórcio Nordeste, a aprovação e o apoio de todos os governadores da região.

A ideia é de que os secretários de Saúde dos nove estados possam se encontrar ainda esta semana com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para apresentar sugestões e contribuir para o aperfeiçoamento do projeto.

“Apesar de não ter sido ainda detalhado, nós antecipadamente  declaramos apoio à iniciativa. Queremos contribuir para que o plano  seja o mais abrangente possível”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT).
O ‘Médicos pelo Brasil’ terá como prioridade o atendimento nos municípios com maior vulnerabilidade social. Os profissionais serão selecionados por meio de prova objetiva e a contratação será por vínculo CLT. Haverá ainda possibilidade de pagamento de bônus de acordo com indicadores de desempenho.

Ontem, durante a reunião do Consórcio Nordeste, foi aprovada a criação de uma espécie de ‘Mais Médicos Nordeste’. O programa, no entanto, só será detalhado após o lançamento da ação nacional.
“Vamos aguardar o lançamento do Médicos pelo Brasil. O objetivo não é concorrer, disputar  com o programa federal, e sim complementar. O que não ficar preenchido no plano nacional, vamos preencher no Nordeste”, afirmou Rui.

O gestor, que preside o Consórcio Nordeste, adiantou, no entanto, que a ideia do programa regional é reforçar a presença de médicos nas cidades do interior. “Vamos ajudar na formação de especialistas. Em parceria com universidades, oferecer cursos de capacitação. A contrapartida será a prestação de serviços no interior”, assinalou  Rui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário