quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Jovem rosariense se forma em Direito e faz relato de como conseguiu superar as dificuldades

O Jovem rosariense Artur Brito conta sua inspiradora história de superação.

Vendo assim parece que foi tudo tão fácil. Mas não foi!

Antes, desejo os parabéns a minha mãe Marinalva Castro que neste dia completa mais uma primavera. Parabéns guerreira, que seus anos venham se elastecer para ver de perto o sucesso dos seus filhos e netos.

Vamos a mais uma historinha...

Não foi fácil chegar aqui, as dificuldades foram várias, porém, não cabe fazer lamúrias  e nem dá pra listar todas as dificuldades aqui. Tentarei fazer um resumo.

Bem, a primeira dificuldade foi passar num vestibular que fosse viável eu iniciar um curso superior e terminar. Iniciei a primeira graduação no curso de Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, mas não era de fato o curso de Letras ou mesmo Direito que eu almejava, bem antes disso, eu queria mesmo era me formar na área de informática, cheguei a ganhar uma bolsa integral na Unicamp para ciência da computação, mas dúvidas vieram e acabei por desistir do intento.

Quando prestei o vestibular da UEMA, passei e iniciei o curso de Letras, só que me veio outra vontade, a de enveredar ainda mais por esse mundo das ciências humanas.

E o que me levou a querer iniciar o curso de Direito? Foi um concurso público que fiz da área jurídica que apesar de saber que seria quase impossível eu conseguir êxito, inscrevi-me.

O concurso era para Técnico Judiciário do TRT. Eram somente 3 vagas para o Maranhão, foram 16.000 mil inscritos. Enfim, não passei nos três primeiros, mas para um primeiro concurso de nível alto e altamente concorrido, passar entre os 100 primeiros num universo de 16.000 não é fácil.

Desde esse episódio, comecei a sentir uma atração pelo direito e buscar uma nova aprovação num vestibular, que agora seria para Bacharel em Direito. No entanto, deparei-me com um obstáculo. Eu já fazia uma graduação em uma Instituição Pública e não poderia iniciar outra concomitante a anterior em outra instituição pública, que no caso seria a UFMA.

Tentando encontra meios para tirar essa pedra do caminho, busquei uma solução, que era conseguir uma bolsa integral em uma Instituição de Ensino Superior Particular. Consegui essa bolsa integral com minha nota do ENEM, uma única bolsa integral oferecida para o campus escolhido, Ceuma do Renascença.

Iniciei o curso, até que no final do primeiro ano, minha bolsa foi cancelada. Mas por sorte ou destino ou interferência divina, eu tinha feito o ENEM novamente e com isso, no ano seguinte, concorri novamente a única bolsa integral e consegui conquistá-la mais uma vez.

Observando os fatos que se sucederam, precavi-me e fiz o ENEM de novo. E não é que a bolsa foi novamente cancelada? (risos...) Mas eu conquistei ela de novo. Resumindo, eu tive que ganhar essa bolsa três vezes consecutivas, e todas integrais ( Eita laslqueira!!!...). Ainda bem que nos últimos anos do curso não cancelaram mais, porém me viciei em fazer ENEM, faço até hoje.

Nesses anos de curso, de idas e vindas, muitas coisas aconteceram, quem sabe depois eu faça um relato detalhado em uma autobiografia, sr.

O que tenho a dizer é que não é fácil, porém, não é impossível, basta querer de verdade conquistar algo e correr atrás, parado não se chega a lugar nenhum, colocar dificuldades tolas só fazem você não realizar seus sonhos.

Enfim, estou concluindo o curso de Bacharel em Direito. Faltando somente mais algumas formalidades burocráticas para oficializar como Advogado e participar de mais uma solenidade na Seccional da OAB-MA.

Pretendo de fato advogar, quem sabe depois eu decida qual cargo público eu queira de fato assumir, que pode ser um desses quatro: Delegado, Procurador, Promotor ou Juiz. Por enquanto, vou só testando o conhecimento e buscando encontrar meios para facilitar o aprendizado e aprovação daqueles que me escolhem como professor e mentor em preparação para concursos públicos e OAB.

No mais, só me resta agradecer e me empenhar em ser cada vez melhor.

Vamos lá Marinalva Castro, anota mais essa! Relatou Artur via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário