sábado, 14 de abril de 2018

Com nível elevado no Rio Itapecuru, Prefeitura organiza plano de ação contra enchentes e alagamentos em Rosário



Rosário é uma das 156 cidades maranhenses que estão em alerta devido às fortes chuvas registradas neste mês pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na última terça-feira, 10, a coordenação de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal esteve reunida com representantes das diversas secretarias municipais para realizar o mapeamento das áreas de alagamento, enxurradas, deslizamentos e residências em situação de risco.

A reunião foi uma determinação da prefeita Irlahi Moraes frente à iminência dos riscos e prejuízos que as fortes chuvas podem causar à população. “A situação em outras cidades é muito grave e todos estamos solidários com muitas famílias que estão desabrigadas devido aos temporais e alagamentos. E para garantir a integridade da nossa população é que mobilizamos toda nossa equipe para elaborar um plano de ação em conjunto”, disse a prefeita Irlahi.

De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Max Rogers Andrade Prata, a reunião teve o caráter de mobilização para o planejamento de ações e prevenção contra riscos de acidentes. — Nesse momento, vamos fazer um levantamento urgente das áreas de risco e formar uma equipe com a colaboração de todas as secretarias para avaliar a situação e elaborar o plano de ação em parceria com a Defesa Civil do estado — esclareceu Max Rogers.

O trabalho será integrado entre as equipes da Prefeitura de Rosário. A Secretaria Municipal de Infraestrutura vai avaliar a estrutura das estradas vicinais dos povoados atingidos pelas águas em situação de isolamento. Há ocorrência de submersão parcial da estrada que liga o povoado de São Simão ao povoado de Itaipu e alerta aos povoados de Piquizeiro e Cora Pau. — Estas ocorrências estão sendo monitoradas pela nossa equipe — complementou o coordenador de Proteção e Defesa Civil.

Com acesso mais rápido e conhecimento da zona rural, os agentes de saúde municipais vão monitorar todas as áreas identificadas como pontos de enchentes e enxurradas. Idosos, pessoas com baixa mobilidade e cadeirantes serão mapeados pela equipe municipal de assistência social, para garantir o rápido atendimento em casos de deslocamento. A Secretaria Municipal de Educação vai mapear os possíveis danos causados pelas chuvas em toda rede estrutural do Sistema Municipal de Educação.

— O mapeamento de todas os fatores de risco será finalizado na próxima segunda-feira, 16, quando teremos definido o plano de ação e as providências que serão tomadas junto com a Defesa Civil Estadual — finalizou Max Rogers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário