quarta-feira, 20 de abril de 2022

A secretaria de segurança pública de Rosário está na UTI!

A secretaria municipal de Segurança Pública de Rosário foi criada na gestão passada, fruto da junção dos departamento de trânsito e a guarda municipal, além de cuidar da mobilidade urbana e em tese proporcionar mais segurança no trânsito e bem como garantir a preservação do patrimônio público, a secretaria também agia como auxiliar da Polícia Militar sempre que possível.

 Assim que assumiu o comando do município o atual gestor prometeu reformular e dar mais apoio e qualidade ao trabalho dos servidores deste órgão, mas o que a população tem visto na prática é um total abandono e descaso.


Os agentes de trânsito não são mais vistos fazendo o trabalho efetivo e preventivo nas ruas do centro da cidade, o resultado é um show de infrações cometidas diariamente, além da bagunça que aumentou no centro comercial do município.

A sensação é que não existe mais organização no transito. Quais os motivos da incapacidade de atuação do secretário municipal de segurança?

Os motivos da secretária se encontrar nessa situação em primeiro lugar passa pela falta de interesse do prefeito Calvet Filho, pois ele é o administrador e escolhe o seu secretário, além da falta de investimento em viaturas, capacitação de profissionais e investimentos em equipamentos e EPI.

Hoje o atual secretário Paulo Eduardo vulgo "Paulo multa" é alvo de várias denúncias feitas pelos vereadores Valdineia Matos e Jadson de Neres (veja vídeo): como usar moto da cooperação fora do horário de serviço, além de compras de móveis de forma ilícita, até agora não demonstrou nenhuma capacidade de resolver problemas e nem administrar e gerir pessoas. O mesmo não tem nenhum plano estratégico para resolver a problemática do órgão: Como viaturas quebradas, falta de combustível constante, materiais de escritório, além de materiais de higiene pessoal e pasmem, falta até água potável na secretaria, segundo relatos de alguns servidores do órgão.

Relatório enviado pelo séc. Paulo para os vereadores. 

A importância da secretária para a cidade de Rosário vai além de organizar o trânsito.

Por sua vez, o governo municipal pode desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação dos equipamentos públicos, como iluminação e câmeras de vigilância. Além de utilizar os guardas municipais para a proteção de bens, serviços, instalações e rondas preventivas, como consequência a diminuição de assaltos e acidentes de trânsito e recuperando motos roubadas através de blitz. Com as viaturas circulando poderá inibir a criminalidade. Quando a administração municipal investe em iluminação e em uma boa pavimentação das ruas, por exemplo, tem-se uma diminuição na ocorrência de assaltos.

Que o prefeito Calvet Filho tome nota e dê condições de trabalho aos servidores desta pasta, e cobre o seu deputado federal Aluísio Mendes que prometeu duas viaturas novas e até agora nada.  

É preciso lembrar que a segurança pública faz parte da organização administrativa. Por isso, a importância da gestão em investir na segurança pública municipal. O maior patrimônio de um município são seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário