quinta-feira, 7 de junho de 2018

Maranhão aparece em primeiro lugar do mundo com mais casos de câncer de pênis


De acordo com uma pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), o Maranhão tem os maiores registros de câncer de pênis no mundo. Os dados são baseados em casos dos hospitais Universitário, Aldenora Belo e Geral Tarquinio Lopes Filho, tendo como referência os registros de 2004 a 2014.

Foram detectados 392 casos da doença, sendo que mais de 90% tem relação direta com o HPV.

Assim, considerando os números da pesquisa, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) apontou o Maranhão como o primeiro da lista nos casos da doença, com média de 6.1 por cada 100 mil habitantes.

“São Luís é uma cidade geograficamente isolada do resto do estado. Uma grande parte da população do Maranhão vai buscar tratamento em Teresina, Belém, Tocantins, entre outros. Ou seja, a incidência real é bem maior, mas só podemos usar o que temos registrado aqui, que já representa um número significativo.

Por isso reforço que isso é só a ponta do iceberg”, disse Gyl Eanes Barros Silva, patologista renal e chefe do Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica (LIME) do Hospital Universitário.

De acordo com os estudos já desenvolvidos, o câncer de pênis é motivado pela falta de higiene, fimose, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e uso de tabaco e comportamento sexual de risco.
“Podemos acabar ou pelo menos diminuir, caso sejam tomadas medidas preventivas, a exemplo da vacina contra o HPV. Por isso, a importância que os resultados dessa pesquisa alcancem um grande número de pessoas.

 A prevenção é a chave para reverter esse quadro alarmante. O HPV é o grande causador, a fimose e a falta de higiene é um fator a mais, que muito contribui também”, disse Gyl Eanes Barros Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário