quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Vergonha: Sem receber seus salários há meses, médicos contratados pelo Governo do Ma podem iniciar paralisação

Após as eleições os problemas reais começam aparecer. O Governo do estado do Maranhão vem tratando a saúde de forma irresponsável. Segundo entrevista do presidente do Conselho de Medicina, Abdon Murad, disse que há médicos sem receber salários há dois ou três meses, dependendo do hospital para qual prestam serviços.

E para tratar do problema está marcada para esta quarta-feira (31) uma assembleia no sindicato da categoria , afim de dar uma solução ao problema.

Os médicos que estão sem receber salários são contratados pelas empresas terceirizadas pela Secretaria Estadual da Saúde, que não vem repassando de forma regular o dinheiro a que elas têm direito deixando-as impossibilitadas de remunerar seus prestadores de saúde. Pelas contas do presidente do CRM há hospitais que estão desde julho sem receber seus repasses, o que torna a situação grave.

Vale ressaltar que a situação pode se agravar com a proximidade do final do ano, já que os pagamentos não honrados até dezembro podem ser liberados somente a partir de fevereiro, daí porque é urgente uma solução, antes que o acumulo de atraso aumente mais ainda.

De acordo com o presidente do CRM, esta situação se verifica apenas no Sistema de Saúde do Estado. Até bem pouco tempo havia problemas também com prefeituras, mas estas regularizaram sua situação e ele espera que o Governo também cumpra sua parte.

Caso seja de decretada uma greve, ela não deve suspender todos os serviços, mas consultas e outros procedimentos não emergenciais podem deixar de ser oferecidos à população. Abdon Murad lamenta ter chegado a esta situação, mas diz que não foi por falta de alerta, pois constantemente a Secretaria de Saúde vem sendo notificada por ofício, mensagem de WhatsApp  e até mesmo em conversas pessoais, sem que isto tenha surtido efeito, chegando a esse ponto crítico que pode trazer muitos problemas para a sociedade.
Por Equiles Emir e adições do RF

Nenhum comentário:

Postar um comentário