terça-feira, 5 de abril de 2016

Eita mosquito da peste siôh! Aedes também pode transmitir verme para o coração e pode causar embolia pulmonar e morte em cães

A prevenção contra o Aedes aegypti é importante não só para a saúde das pessoas. O mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e o vírus da zica também transmite para os cães uma doença parasitária e grave.

A dirofilariose é uma doença parasitária provocada pelos os vermes que se alojam no coração do animal. Ela é conhecida também como "verme do coração" e pode levar ao animal até a morte. A doença é assintomática e quando o dono decide procurar tratamento já pode ser tarde demais.

Segundo a veterinária Alanessa de Araújo a dirofilariose é uma doença silenciosa e que não possui, até o momento, medicamento no mercado para o tratamento. “Ela é muito silenciosa porque no início ela praticamente não apresenta sematologia nenhuma. O verme ele vai estar localizado normalmente nas cavidades cardíacas ou então nas artérias pulmonares. Até o animal ter uma quantidade suficiente de verme adulto que vai impedir ou vai atrapalhar o funcionamento desse coração já tem, pelo menos, uns seis meses de infecção instalada e como no Brasil a gente não tem medicamento pra tratamento da dirofilariose registrado o único jeito é a prevenção”, explicou.

Os cães soltos pela rua são mais vulneráveis porque podem ser facilmente picados pelo mosquito. A veterinária alerta que como todas as doenças a prevenção ainda é muito importante. “Ter um ambiente limpo, manter o produto repelente no animal é superimportante. A prevenção é muito melhor do que o tratamento”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário