quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Processo pode culminar na cassação da prefeita de Bacabeira Fernanda Gonçalo


Um processo protocolado no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, da 18ª Zona Eleitoral, que pede a cassação dos diplomas da prefeita Fernanda Gonçalo (PMN) e do vice-prefeito Bira Torres (PP), do município de Bacabeira  tem causado grande dor de cabeça para a família Gonçalo. E que se acatado pela juíza Karine Lopes de Castro, pode dar uma grande revira volta no município.

O processo diz respeito sobre um suposto crime eleitoral de capitação ou gasto ilícito de recursos financeiros da campanha eleitoral de 2016.

Após o trânsito em julgado da sentença, caso seja confirmada em eventual recurso ilícito, a justiça pode ordenar a realização de novas eleições para os cargos de prefeito de vice-prefeito ou determinar posse ao segundo colocado nas eleições.

 A chapa formada por Fernanda Gonçalo e Bira Torres, venceu as eleições municipais de 2016, por pouco mais de 400 votos válidos.


Em 2008 o município de Bacabeira passou por um caso semelhante onde na época o vice de Venancinho  o Ducarmo teve o seu registro de candidatura indeferido, aí foi realizada uma nova eleição e Venancinho ganhou incontestavelmente com uma grande margem de votos.

Segundo uma recomendação da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que encaminhou no mês passado oficio aos os juízes das 111 zonas do estado para que eles identifiquem e julguem até junho desde, com prioridade os processos que possam importar em não diplomação ou perda de mandato eletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário