sábado, 2 de setembro de 2017

Artistas Plásticos Maranhenses criam a 1ª entidade do seguimento

Fundada este mês, Associação Maranhense de Artistas Plásticos quer fortalecer a cena cultural da cidade e promover a valorização de artistas locais.

Promover as artes plásticas maranhenses, buscar espaços nos quais os artistas possam expor seus trabalhos ao público são dois pontos que motivaram a criação da Associação Maranhense de Artistas Plásticos (Amap). A entidade tomou forma a partir da vontade de artistas visuais em se organizarem para, assim, construírem um instrumento de resgate e renovo das artes plásticas locais.

De acordo com o agitador cultural José Viegas, a Amap nasceu da vontade de vários artistas plásticos maranhenses, apoiados pela Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), da qual Viegas é o presidente, em se unir em prol das artes plásticas.

A associação foi fundada no dia 13 deste mês em uma reunião da qual participaram cerca de 40 artistas. Hoje estão associados à Amap 35 pessoas. “E todos os dias se associam novos membros”, destaca José Viegas que foi eleito presidente da Amap.

A entidade mantém uma sala no São Luís Shopping que foi transformada em uma galeria de 200m². Batizada de Louvre, a galeria faz referência ao Louvre de Paris, chamado de museu dos museus. “Queremos que a galeria seja um espaço de referência para as obras maranhenses assim como o Louvre é para as artes mundiais”, destaca José Viegas.

A abertura do novo espaço será no dia 15 de setembro e integrará o calendário da Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense (Flaema), que será aberta dia 8 de setembro, aniversário de 405 anos de São Luís. Para a inauguração foi pensada pela diretoria da Amap uma mostra que reúne 40 trabalhos de artistas associados. “Trata-se de uma mostra coletiva que traz telas mais representativas de cada um, em todos os estilos e técnicas”, adianta José Viegas.

O artista plástico Jerffeson de Jesus de Rosário participou da fundação da associação e é o representante de Rosário e região, sendo que o convite será feito á todos que quiserem participar da associação.

Coletivas

De acordo com o presidente da Amap, as mostras organizadas para o espaço serão sempre coletivas, sendo que a cada semana haverá renovação do acervo. “A galeria também tem uma espécie de ateliê onde artistas estarão sempre pintando e onde as pessoas podem observar este trabalho desde que agendem”.

Paralelo às coletivas, a associação vai organizar, em outros espaços da cidade, mostras individuais para seus associados. “Vamos criar uma agenda e, além disto, também promover o intercâmbio com artistas de fora em momentos de encontros e discussões”, planeja José Viegas.


Entre os objetivos da Amap estão congregar e defender os interesses e os direitos dos artistas plásticos do Estado do Maranhão, incentivar a arte-educação e a realização de exposições artísticas de cunho pedagógico; promover a aprovação de uma Lei Estadual que celebra o Dia Estadual do Artista Plástico Maranhense, que estabeleça a realização de celebrações alusivas a essa data comemorativa, incluindo a realização de oficinas, concursos, vernissages e outras atividades, que objetivem estimular a participação da população no incentivo ao estudo e à produção das artes plásticas, entre outros. O regimento bem como a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico https://amap1org.wixsite.com/amap.

Fonte: O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário