Em entrevista concedida ao Jornal Pequeno deste domingo
(03), o empresário Ilson Mateus, proprietário da maior rede de atacado e varejo
do estado (sendo uma das maiores do país), ao justificar os investimentos que
vem fazendo para ampliar e melhorar os serviços de sua empresa, anunciou a
chegada em breve a São Luís de uma das maiores redes mundiais do setor, a
chinesa Alibaba.
Trata-se de uma empresa de vendas online, mas que está
investindo em vendas presenciais e focou o mercado maranhense para sua expansão
pelo Brasil. Mateus admite que este poderá ser seu maior competidor. “Daqui uns
dias vou competir com a Alibaba, maior rede do varejo na China. Ela que
desmantelar a separação entre comércio online e comércio físico. Vai vender de
lá, competindo comigo aqui”.
Além da multinacional, Ilson Mateus antecipa que vai
enfrentar forte concorrência de outras marcas internacionais, algumas delas já
presentes no Brasil, como a Carrefour. “Tudo aquilo que está no eixo Rio-São
Paulo virá para cá”, disse o empresário, sem demonstrar muita preocupação:
“Quando chegarem aqui, eles verão que tem uma empresa regional que vai brigar
com eles de igual para igual”, garante.
Quanto aos competidores locais, Mateus diz que não quer
matá-los, mas ajudá-los e sobre o investimento que está fazendo para montar o
mais moderno Centro de Distribuição do Norte e Nordeste, diz que isto eliminará
uma despesa superior a R$ 800 mil/mês com transporte de mercadorias, da região
tocantina para a capital, nas vendas por atacado. “O varejo eu abasteço
daqui, mas o atacado eu abasteço de Imperatriz, pois não tenho uma estrutura
suficiente”.
O empresário confirma que sua meta para 2018 é um
faturamento acima de R$ 8 bilhões, projeta criar nos próximos anos mais de 2
mil novos empregos diretos e diz que está investindo R$ 700 mil na Universidade
Mateus pela qual forma gerentes e diretores do seu grupo.
Alibaba – O Grupo Alibaba é sediado
em Hangzhou,
na China.
Seu negócios é baseado em e-commerce na
internet, incluindo sites online de business-to-business, serviços de varejo e
pagamento online, um motor de busca para compras e serviços de computação na
nuvem centrados em dados.
Este ano, Alibaba foi eleita a terceira maior marca
chinesa em presença global, segundo o ranking BrandZ, atrás apenas da Lenovo
(1º lugar) e Huawei (2º).
Seu portal consumer-to-consumer Taobao, semelhante
ao eBay, apresenta cerca de um bilhão de produtos e é um dos 20 sites mais
visitados no mundo, representando mais de 70% da parcela de entregas
na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário