quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Saiba as 7 formas de usar a nota do ENEM para entrar no ensino superior!

A nota obtida no exame pode ser usada de sete formas diferentes. É possível apresentá-la para o acesso à universidade federal, mas também para participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições privadas, além de poder usá-la para pedir bolsas no Ciência sem Fronteiras. Confira, a seguir, todas as maneiras de usar sua nota no Enem:

O Sisu seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. São 205.514 vagas em 128 instituições públicas, sendo 59 delas universidades federais. Ao todo serão 5.631 opções de cursos. As inscrições vão de 19 a 22 de janeiro, e para participar o candidato não pode ter tirado nota zero na redação.

 Prouni, oferece bolsas integrais e parciais (50%) em universidades privadas a estudantes de baixa renda, são obrigados a realizar o Enem e é preciso ter no mínimo 450 pontos na média e não pode tirar zero na redação. As inscrições poderão ser feitas a partir de 26 de janeiro.

 Fies (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior), para ter acesso ao benefício, o candidato também deverá ter obtido pontuação mínima de 450 pontos, ficam de fora os candidatos que obtiveram zero na redação.

Sisutec (Sistema de Seleção Unificada Profissional e Tecnológica), seleciona candidatos a cursos técnicos gratuitos do tipo "subsequente" que só podem ser feitos por quem já concluiu o ensino médio. O MEC não exige pontuação mínima na prova do Enem, as inscrições em fevereiro.


universidades públicas e privadas que não aderem ao Sisu e Prouni, mas utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. O candidato deve procurar a instituição para saber se aceita a nota do Enem.

 Ciência sem Fronteiras,oferece bolsas para cursos de graduação e pós graduação para quem quer estudar no exterior, os candidatos são avaliados segundo o desempenho acadêmico e domínio de língua estrangeira e tirado nota superior a 600 pontos no Enem. 


Certificado do Ensino Médio, pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio podem obter o Certificado de conclusão por meio do Enem. Para emissão do diploma, é necessário obter mais de 450 pontos em cada area de conhecimento (ciências da natureza e humanas, linguagens e matemática) e 500 pontos na redação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário