A nota obtida no exame pode ser usada de sete formas
diferentes. É possível apresentá-la para o acesso à universidade federal, mas
também para participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que
oferece bolsas de estudos em instituições privadas, além de poder usá-la para
pedir bolsas no Ciência sem Fronteiras. Confira, a seguir, todas as maneiras de
usar sua nota no Enem:
O Sisu seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. São 205.514 vagas em 128 instituições públicas, sendo 59 delas universidades federais. Ao todo serão 5.631 opções de cursos. As inscrições vão de 19 a 22 de janeiro, e para participar o candidato não pode ter tirado nota zero na redação.
Sisutec (Sistema de Seleção Unificada Profissional e Tecnológica), seleciona candidatos a cursos técnicos gratuitos do tipo "subsequente" que só podem ser feitos por quem já concluiu o ensino médio. O MEC não exige pontuação mínima na prova do Enem, as inscrições em fevereiro.
Há universidades públicas e privadas que não aderem ao Sisu e Prouni, mas utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. O candidato deve procurar a instituição para saber se aceita a nota do Enem.
Ciência sem Fronteiras,oferece bolsas para cursos de graduação e pós graduação para quem quer estudar no exterior, os candidatos são avaliados segundo o desempenho acadêmico e domínio de língua estrangeira e tirado nota superior a 600 pontos no Enem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário