sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Ex-secretário de Meio Ambiente diz que despoluição de praias de São Luís é mentira e acionará MP por novo laudo!


O professor universitário e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente Washington Rio Branco representará ao Ministério Público do Maranhão para que este requisite um laudo de balneabilidade das praias de São Luís que esteja de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e com aval das universidades Federal e Estadual do Maranhão e da Universidade Ceuma. Washington contesta o laudo apresentado recentemente pelo Governo do Estado que libera 100% da orla marítima para banho.

Em artigo de sua autoria, Washington Rio Branco, que tem bacharelado e licenciatura em Geografia pela UFMA, mestrado em Políticas Públicas, doutorados em Ciência Política e Administração Pública e em Geografia do Território e Desenvolvimento Sustentável, além de ser doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), diz, com base em seus conhecimentos científicos, que é impossível que tenha havido a despoluição em um período tão curto.

“Coliformes fecais estão na areia das nossas praias livremente. (O governador) Flávio Dino (PCdoB) diz que as praias estão 100% despoluídas e próprias para banho. Mentira. Cientificamente, isso é impossível num curto tempo de intervenção governamental”, garante, afirmando, ainda, que os problemas técnicos e operacionais existentes tornam a tarefa ainda mais difícil.

Diante do engodo por ele constatado, o professor anuncia que representará ao MP nesta sexta-feira (14) com o intuito de obter uma decisão judicial que obrigue o Estado a providenciar e apresentar análises físico-químicas e bacteriológicas das praias da região metropolitana de São Luís que estejam de acordo com as resoluções do Conama e com participação da UFMA, Uema e Universidade Ceuma nos exames das contraprovas.


O ex-secretário ressalta que não se trata de pendenga política, mas sim de uma iniciativa tomada com sinceridade e em respeito ao povo maranhense. “Como ex-secretário de Meio Ambiente, eu não poderia ficar omisso”, assinala. Ele recorre ao filósofo chinês Confúcio para provar quão legítima é sua atitude. “Saber o que é certo e não fazer nada é a pior covardia. Pior do que isso são os que se locupletam e são comparsas da mentira”, arremata.


BlogOestado

Nenhum comentário:

Postar um comentário