quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha de hackers no Maranhão

 Operação combate uma quadrilha de hackers que causou um prejuízo ao Banco Nubank no valor de quase R$ 13 milhões.


O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (16) para falar sobre a Operação Ostentação, deflagrada hoje com objetivo de combater crime organizado realizado por hackers. Ao todo, cerca de 30 pessoas tiveram prisões temporárias e preventivas cumpridas. Foram apreendidos bens, como 10 veículos luxuosos, relógios caros e mansões.

Segundo o secretário, na operação também foram apreendidos mais de 500 chips, que eram utilizados para disparar mensagens fraudulentas, ter acesso aos dados e as informações pessoais das vítimas. “São pessoas consideradas ‘vampiros sociais’ e vivem sugando energia de quem trabalha e adquire sua renda, vivendo nas sombras e praticando o crime organizado”, explicou.

O delegado geral da Polícia Civil, Armando Pacheco, informou que houve envolvimento de policiais militares e civis no ato criminoso. “Policiais civis e militares também serão investigados por fechar os olhos para ação dos bandidos”, disse Armando.

Entre os presos, 20 deles eram os principais envolvidos e cada um movimentava, por dia, 100 mil reais em um período de cinco meses. Segundo o delegado, o Nubank informou que na pandemia, mais de 1.400 contas com fraude foram abertas no Brasil e, desse número, 1.200 são do Maranhão.

Além de Jefferson Portela e Armando Pacheco, participaram o delegado geral adjunto operacional, Danilo Veras, o coordenador da Operação e chefe do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos, delegado Odilardo Muniz, o comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Pedro Ribeiro, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMA), coronel Célio Roberto.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário