domingo, 24 de fevereiro de 2013

Você acha que tem que opinar sobre tudo aqui na Internet ?



A internet (e a sociedade como um todo) vive um momento curioso, em que todos acreditam ter a obrigação de falar sobre o assunto do momento. Com isso, esquecemos antes de apurar, de estudar, entender o assunto. A discussão (e as opiniões) tornam-se vazias.
Acabamos nos tornando uma nuvem de gafanhotos, opinando até a exaustão sobre um assunto polêmico até que apareça algo melhor para discutir e todos se movam para lá.
E muitas vezes esquecemos de ir mais fundo no assunto, de realmente aprendermos algo. Toda opinião e toda discussão tornam-se vazia e rasa.
Agora, um pequeno exercício: tente se lembrar, por exemplo, de todas as polêmicas que rolaram na sua timeline no ano passado.
·         Em quantas você consegue se lembrar como a história acabou?
·         Em quantas você consegue dizer com clareza qual era o motivo da polêmica?
Perceba: não estou dizendo com isso que você deve parar de opinar na internet.
Mas sim que antes de opinar, antes de apontar culpados ou vítimas, antes de qualquer coisa, você deve se informar, tentar entender a história por trás da polêmica, por trás da discussão. Sim, é chato, sim, dá trabalho, mas é um passo vital para você sair do grupo de “Entendedores Anônimos” e começar a fazer algo bacana com esse espacinho que lhe foi dado para você opinar na internet.
Por: Paulo “Grave Heart” H

Nenhum comentário:

Postar um comentário