sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Veja porque o "MULHERES TRANSFORMADORAS" entrou pra História de Rosário!

Reafirmar e aumentar a participação da mulher na sociedade. Este é o principal objetivo do ‘Mulheres Transformadoras’, lançado em Rosário nesta quinta-feira, 7. Durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades, que mobilizaram, principalmente, as mulheres empreendedoras do município, público-alvo do Projeto.

O evento foi iniciado às 9h. Neste horário, os 219 estandes que fazem parte do evento já estavam montados no Parque da Cidade, o que atraiu a atenção não apenas das pessoas diretamente envolvidas na ação, mas, também, dos demais moradores da cidade.

— Nós queríamos exatamente isso, chamar a atenção de todos, pois o Mulheres Transformadoras é um projeto que vem trazer benefício, principalmente, às mulheres, mas os resultados positivos serão para todos — afirmou a prefeita de Rosário e madrinha do projeto, Irlahi Moraes, durante a abertura.
Segundo ela, as mulheres de Rosário há tempos vêm dando exemplos de empreendedorismo não apenas para o próprio município, mas para todo o Maranhão.

— Isso nos incentivou a trazer este projeto para cá, onde encontramos empreendedoras em todos os setores, desde aquelas que atuam em segmentos de base, como agricultura, até as que sustentam suas famílias executando os mais diversos tipos de trabalho — destacou Irlahi.

Para o senador João Alberto, que também esteve presente na abertura do evento, além de mostrar o grau de empreendedorismo das rosarienses, o evento desta quinta-feira funcionou para estimular o comércio de produtos confeccionados na região.

— Sem contar que esse tipo de ação faz com que haja um agrupamento em torno de um mesmo objetivo e isso faz com que essas mulheres se reúnam e discutam formas de implementar suas próprias atividades — disse ele.

Este aspecto também foi destacado pelo deputado João Marcelo. — É uma oportunidade que as mulheres estão tendo para mostrar suas iniciativas. Isso é um estímulo a um empreendedorismo protagonista e demonstra o trabalho sério e competente que a prefeita Irlahi Moraes tem desenvolvido na cidade.

Para a funcionária pública, Laura Santos, que tem no artesanato uma forma de complementar a renda há 15 anos, o Projeto ‘Mulheres Transformadoras’ é uma oportunidade para mostrar e valorizar as artesãs da cidade.

— A iniciativa da prefeita Irlahi está sendo inovadora e serve como estímulo para todas nós, pois podemos divulgar nossos serviços — disse.


Diversificação
Os estandes foram agrupados de acordo com o produto ou serviço que estava sendo oferecido. Dessa forma, os visitantes não tiveram dificuldades em conhecer os diversos tipos de artesanato e produtos típicos, como mel e pimenta, bem como participar das diversas palestras promovidas pelos parceiros do Projeto, como as de segurança pública.

No estande do Sebrae, tanto quem visitava o evento, quanto quem era expositor, pôde aproveitar as informações sobre empreendedorismo e desenvolvimento de micro e pequenos negócios.
— Estamos realizando orientação empresarial e tirando dúvidas. Muitos que estão aqui são informais, então estamos apresentando o formato microempreendorismo individual, que hoje é a forma mais simples de empresa, cujo processo de registro é auxiliado pelo Sebrae — explicou o gestor de Projetos do Sebrae, Leonardo Oliveira.

Entre as palestrantes, destaque para a coordenadora do Escritório Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Genilde Campanário, que fez questão de ressaltar que a mulher deve se conscientizar de seu protagonismo.

 Elas são maioria absoluta no segmento da pesca e ocupam cerca de 70% das vagas de presidência das entidades do setor. Nada mais justo que elas se reconhecerem como fundamentais e se esclareçam sobre como podem contribuir para melhorar suas vidas e das comunidades em que vivem — enfatizou.

O ‘Mulheres Transformadoras’ contou, ainda, com apresentações culturais, de grupos de Rosário e estudantes da rede municipal, além da participação da jogadora de basquete, Iziane Marques.

— Quisemos trazer para as rosarienses exemplos de mulheres protagonistas em diversas áreas, para mostrar que cada uma delas também pode chegar onde deseja. Basta se esforçar e lutar por seu espaço. Nós já estamos auxiliando nisso — disse Irlahi Moraes, revelando que tem o objetivo de levar o ‘Mulheres Transformadoras’ a outras cidades do Maranhão. “Iremos iniciar esta etapa pela região do Munim”, finalizou a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário