sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A verdade dos Fatos: Creche de 1,4 Mi em Rosário está dentro das exigências do MEC!


A prefeitura de Rosário e a Secretaria Municipal de Educação, em respeito à população do município, esclarece comentários que insistentemente visam manchar e denegrir a imagem do trabalho que a prefeita Irlahi Moraes realiza no município.

De forma a tentar deturpar e confundir a população; os insatisfeitos com o progresso da cidade tentam a todo custo desmoralizar o avanço que o município vem passando nos últimos 20 meses de gestão da prefeita.

No seu governo e de forma inteligente a prefeita Irlahi, soube equilibrar as finanças e sair da “crise”, que assustou diversos prefeitos no Maranhão. E pôde firmar vários convênios com os governos estadual e federal.

Entenda o caso – O atual governo municipal de Rosário está entre um dos mais transparentes do Maranhão, e afirma que o contrato divulgado em Diário Oficial, no valor de 1 milhão e 400 mil reais é verdadeiro. A resenha mostra que o convenio foi realizado conforme exigências da lei, contratando uma empresa vencedora para executar os serviços.

Este mesmo convenio foi feito em 2012 pelo ex-prefeito Marcone Bimba, que na ocasião assinou termo de compromisso nº 202709/2012 da alei nº 11.578 de novembro de 2007 com as novas regras exigidas pelo MEC para a construção das creches. Este convenio de forma misteriosa foi supostamente começado, e o ex-prefeito, conseguiu no final de sua gestão retirar do convenio uma parcela de cerca de 140 mil reais, que prejudicou a construção e a credibilidade dos serviços.

 Sem saber para onde o ex-prefeito levou o dinheiro retirado para a creche, a nova gestão da prefeita Irlahi pediu a anulação do convenio.

A gestora do município e o secretário de educação, Joaquim Neto, estiveram recentemente em Brasília refazendo um novo contrato para as creches e assumindo os 140 mil que sumiu do convenio. Na ocasião foi orçado o contrato em 1,4 mi, sendo que os 140 mil retirados, a prefeitura, firmou compromisso em pagar com recursos próprios ao longo da construção. A chamada herança maldita!

O valor de 1,4 mi é um valor dos mais baixos cotados para todo o país, tendo em vista que a cidade vizinha Bacabeira, já construiu creches no valor de até 1,8 mi. O valor estabelecido é estipulado pelo MEC e serve para cumprir com as exigências da ABNT.


O que chama atenção, é que o blogueiro de Bacabeira não reclamou  e nem  achou o valor da creche de sua cidade (que custou 1 milhão e 800 mil aprox.) alto! A resposta eu conto para vocês em outra matéria.

Um comentário: