sexta-feira, 28 de julho de 2017

PM apreende carta com regras e punições da facção Bonde dos 40


O Serviço de Inteligência da Polícia Militar prendeu duas pessoas e apreendeu uma carta manuscrita que integra o "Quadro Disciplinar" da facção criminosa Bonde dos 40, com atuação no bairro Anjo da Guarda, região Itaqui-Bacanga, em São Luís.

Nos últimos dias, bandidos vinham se confrontando na região Itaqui-Bacanga por conta de uma briga por território, onde o Bonde dos 40 e o Comando Vermelho (CV), facções rivais, querem o território para dominar o tráfico de drogas na área, principalmente no Anjo da Guarda.

Após vário levantamentos e incursões do Serviço de Inteligência, dois homens foram presos por integrarem o Bonde dos 40. Eles foram detidos com a carta manuscrita, enviada de dentro de uma unidade prisional do Sistema Penitenciário de São Luís.

Nesta carta, os líderes da organização criminosa passam orientações através de um quadro disciplinar. Os suspeitos foram capturados na Rua das Filipinas, S/N, Anjo da Guarda. A dupla, assim como a carta, foi entregue ao 5º DP, que fica no mesmo bairro, onde as investigações serão iniciadas para saber quais presos enviaram a carta de dentro do presídio.

Trechos da carta

O que chama a atenção na carta, são os trechos que pregam a "paz" entre os integrantes da facção criminosa. Em uma observação feita pelos integrantes da facção, eles falam sobre 'ganhar a vida' e que 'Deus abençoe a todos'. "Irmãos, nosso bairro é grande. Dá pra todo mundo ganhar o pão de cada dia. Lembrando que todos nós somos pais de família. Todos nós precisa se adiantar, sem precisar passar por cima de ninguém. Valeu é só uma ideia". 

Em determinado momento, fala-se que no local onde eles estão tem poucos meios de comunicação, o que pode-se afirmar que a carta veio mesmo de um presídio, onde existe uma dificuldade de utilizar meios de comunicações, como celulares. "Aqui temos poucos meios de comunicação para tá resolvendo problemas.Por isso fazemos esse humilde pedido para os irmãos, para está contribuindo para que possamos, de forma inteligente e justa, solucionar todos os problemas, pois os problemas é nosso. Então nós que temos que resolver, pelo certo , justo e correto. Que o certo prevaleça".

No fim da carta, o líder da facção mostra as regras e as punições de caso não sejam cumpridas. "Que o quadro montado pela final, seguindo o estatuto, seja respeitado. E aquele que vier a desrespeitar qualquer condução, trazendo assim a discórdia em nosso meio, será punido conforme o grau de seus atos,pois não admitiremos intrigas, discórdia, nem menos simpatia, pois o que for para Chico, será para Francisco. Nem aceitaremos, seja lá quem for, tirar vidas sem ao menos puxar os trâmites e depois querer justificar. 99% não 100%, porém morto não fala. Vida pagará com vida, que fique claro, pois o mesmo será cobrado a altura no certo. Justo e correto!".


Nenhum comentário:

Postar um comentário