quarta-feira, 14 de março de 2018

Moradores e várias entidades realizam audiência pública para discutir os transtornos causados pelo LIXÃO REGIONAL de Rosário


Aconteceu na manhã desta quarta feira, 14
, uma audiência pública para discutir a situação do mal cheiro provocado pelo armazenamento do lixo no Aterro Sanitário instalado no Povoado Buenos Aires.

O que era pra ser um Aterro Sanitário, está se transformando em um grande LIXÃO, por  conta da falta de compromisso da Empresa Titara em cumprir as normas ambientais para que o armazenamento do LIXO não prejudique a população rosariense, conforme discutido nas audiências públicas, quando da implantação do projeto no município de Rosário. Segundo depoimento dos moradores de Buenos Aires, e do Bairro Cidade Nova além do mal cheiro que prejudica toda sociedade rosariense a Empresa estaria jogando chorume nos igarapés que tem suas cabeceiras nas proximidades do aterro, contaminando a água e penetrando nos lençóis freáticos.

Foi discutido também o transporte do lixo, por causa do mau cheiro que sentimos quando viajamos de São Luís para Rosário, pela BR 135 e a grande preocupação é quando o lixo vier das cidades da Região do Munim, passando pelo centro da cidade de Rosário.

A reunião contou com a participação das entidades sociais, associação de moradores; moradores do Povoado Buenos Aires, do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rosário, Léo Cavalcante, que falou dos esforços que a Secretaria tem feito para solucionar os problemas do mau cheiro causado pela Titara. O evento ainda contou com a participação do Dr. Paulo Sabá, advogado representando o Deputado Zé Inácio PT, que falou que a Titara tem obrigação de cumprir as normas ambientais, para que não tenha suas atividades paralisadas pelo povo, de acordo com o artigo 1° da Constituição Federal. Que diz que todo poder emana do povo e que as responsabilidades da Empresa estão previstas em lei.

Depois de toda essa discussão foram feitos vários encaminhamentos tais como: uma audiência pública na Assembléia Lesgislativa para 05 de abril a partir das 14hs, cujo requerimento já foi feito pelo Dep. Zé Inácio; reunião com o Secretário Estadual do Meio Ambiente já marcado pelo executivo de Rosário, segundo falou o Secretário Léo Cavalcante; foi formada uma comissão para reunir na segunda feira 19 no Ministério Público de Rosário; fazer visitas ao IFMA de Rosário para pedir exames da água dos igarapés próximo do aterro para verificação da contaminação já provocada pelo armazenamento do lixo.

A audiência pública foi muito proveitosa, os trabalhos foram dirigidos pelo Valter Pereira Silva, Presidente da Associação.

Lamentável foi o não comparecimento da sociedade e dos vereadores  para discutir o problema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário