quinta-feira, 5 de junho de 2014

Câmara aprova Plano Municipal de Cultural de autoria do vereador Pedrosa Filho

O projeto de lei de autoria do vereador Pedrosa Filho que institui o Plano Municipal de Cultura segue para ser sancionado pela prefeita Municipal de Rosário. O plano estabelece metas e ações para o setor de cultura da cidade que serão desenvolvidas como políticas de Estado.

O projeto, que foi apreciado, votado pelo Legislativo municipal e sustentado em discussões com os respectivos parlamentares, visa garantir orçamento do fundo a fundo do governo. O Plano de Cultura resgata e dissemina a cultura de forma mais ampla para a sociedade, ampliando a informação e engajando o indivíduo no aspecto da educação estendida à cultura.

Para vereador pedrosa Filho o plano municipal de cultura vem consolidar a ampla política cultural pretendida pelos agentes culturais rosarienses, havendo necessidade de atender de imediato as questões fundamentais como: abordar conexão entre cultura e desenvolvimento ampliando o conceito de cultura para além da produção cultural e das linguagens artísticas.

A cultura desta forma deverá obrigatoriamente ter lugar de destaque na agenda de desenvolvimento do Município de Rosário, como geradora de emprego e renda, criando assim, um novo pacto de parcerias, apoios e investimentos públicos e privados para a cultura.

O Plano Cultural em comento é fruto de uma construção coletiva que, além do respeito às contribuições recolhidas nos vários espaços de participação popular organizada ou seja (Seminários, Fóruns e Conferências), estabelece as bases de uma política cultural para o município de Rosário, pactuado com o Estado e com as diversas organizações da sociedade civil.

Em seus discurso na câmara de vereadores, Necó lançou os agradecimentos a todos os protagonistas desta aventura cultural e democrática que teve início na nossa gestão na pasta da Cultura, compartilhada pelos demais Secretários Luzian Fontes, Francimar Oliveira Rodrigues, Euvaldo de Jesus Pereira e Alaim Rogério Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário