quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rosário sediou seminário promovido pela SEAI, com participação em massa de associações



Visando impulsionar as organizações sociais maranhenses, a Secretaria Extraordinária de Estado de Articulação Institucional (SEAI) promoveu o Seminário de Capacitação e Regularização do Associativismo no Maranhão (SECRAMA), no último dia 30 de Maio (sexta-feira), no município de Rosário. O evento contou com a presença da secretária de Articulação Institucional, Pâmela Batista dos Santos, e da prefeita de Rosário, Irlahi Linhares.

“Essa iniciativa está inserida nas ações do Governo do Estado voltadas para o combate à pobreza extrema, pois tem o objetivo de orientar e capacitar as associações para que se regularizem e fiquem habilitadas para captar recursos federais, estaduais e municipais”, declarou a secretária Pâmela Batista.

Ela explicou que o evento visa promover o levantamento da situação fiscal, social e jurídica das associações e afins, para viabilizar sua efetiva regularização, por meio da interação dos técnicos da Seai, representantes de associações e demais atores envolvidos no contexto do desenvolvimento sustentável local. “Estamos discutindo as possibilidades das associações regulares participarem dos programas governamentais, meio que vai fortalecer as comunidades rurais”, ressaltou Pâmela Batista.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares, ressaltou a importância do evento para auxiliar as associações nesse processo de regularização. “Os produtores de Rosário trabalham para melhorar a renda, mas precisam de orientação para que possam se manter regularizados e receber mais recursos, não apenas do município, mas também dos governos estadual e federal”, declarou.



Associados
O evento contou com a presença de mais de 300 representantes de associações do município de Rosário. Para a presidente da Associação dos Moradores das Terras de São Miguel, Eide Maria Martins, a iniciativa é fundamental para que os pequenos produtores possam se regularizar e continuar em busca de benefícios. “Nós somos mais de 300 associados trabalhando com agricultura e pesca, mas temos projetos em outras áreas como habitação que já garantiu 46 moradias para a comunidade”, assinalou. Eide diz que a meta é construir mais 150 casas a partir dos projetos e parcerias com o Governo Federal.

O presidente da Federação das Associações de Produtores de Rosário, entidade que reúne 54 entidades, Válter Pereira Silva, frisou a importância da informação para que as associações se mantenham regularizadas. “Temos metas diversas para trabalhar com agricultura, piscicultura, apoio aos jovens e idosos e, principalmente, habitação”, ressaltou.

Durante o seminário foram realizados debates sobre as possibilidades das associações regulares participarem de programas governamentais, tendo em vista a transferência de recursos, fomentando a geração de  produção e renda local sustentável.

A ação da Seai visa promover a interiorização e a aproximação com as entidades governamentais e as associações nos municípios. Após a regularização, pretende trabalhar a capacitação e profissionalização das associações, atividades previstas para a segunda fase do projeto.

O Seminário foi realizado em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), e de Educação (SEDUC); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-MA); Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Fundação Palmares; Núcleo de Programas Especiais (Nepe); Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Ministério Público; Federação do Comércio (FECOMÉRCIO/SENAC);, BNB, Caixa; Banco do Brasil; Basa; Companhia Energética do Maranhão (CEMAR); e Instituto de Colonização e Terras (ITERMA).


Fonte: SECOM / Governo do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário