sábado, 18 de março de 2017

É agora, São Simão finalmente tem a sua Escola de Música! Conheça a Banda Marcial de São Simão!

Graças a iniciativa da prefeita Irlahi Moares(filha de São Simão) que decidiu implantar uma Escola de Música no povoado, resgatando este importante patrimônio cultural que é a música.

Orquestra Prof. Anilton Pedrosa Raiol
Distante à 3 km da sede de Rosário, o povoado São Simão é conhecido pela sua rica cultura e folclore (Dança do Lêlê, Boi de São Simão, dança do coco, Porco na Rede dentre outros), festejo e o Bís do Carnaval, além da simpatia dos seus moradores.

No passado não muito distante o povoado se destacava pelos seus talentosos, artistas e músicos que animavam as festas e as manifestações culturais espalhadas em todo município, até a década de 80 existia o “Jazz da Conceição” um tipo de conjunto musical da época composto por diversos instrumentos musicais. (veja imagem abaixo)
NA DÉCADA DE 60: EM PÉ, da esquerda para direita: Barreto(de São Simão), Diquinho(Raimundo Nonato Pedroso Pereira), Sabujá, Zé Rabelo, Velho (Elpídio José Pereira), Simplício Serra, Teixeira , ...... , e Zuza.
SENTADOS: Parente, Carambanja , Walmir Pereira Sena, Bertoldo(de São Simão), AGACHADOS: Carrinho e Gilberto(de São Simão). FOTO: foto de foto, Gerson Linhares

Enfim o tempo foi passando e os grandes músicos se foram (faleceram),  com isso poucos restaram para contar história aí citamos Félix do trombone, Batico e outros.

Bem essa realidade começou a mudar, graças a iniciativa da prefeita Irlahi Moares(filha de São Simão) que decidiu implantar uma Escola de Música no povoado, resgatando este importante patrimônio cultural que é a música.

A escolinha é liderada pelo Maestro Hyure que nesta sexta (17) realizou uma amostra da Banda Marcial de São Simão que é composta por crianças e adolescentes, que aprendem diversos instrumentos de sopro e percussão.


A exposição musical da banda causou enorme emoção aos pais dos alunos e moradores que ficaram entusiasmados com a iniciativa da prefeita municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário