sábado, 8 de fevereiro de 2014

Meninas de 11 a 13 anos receberão vacina contra HPV em Rosário!

A secretaria municipal de saúde anunciou ontem(07) que já esta se preparando para vacinar meninas de 11 a 13 anos que residem no município de Rosário.


Durante o primeiro mês de implantação da medida do Governo Federal que prevê a vacinação gratuita contra o vírus do papiloma humano (HPV) nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios, a prioridade será a aplicação das vacinas nas escolas públicas e privadas.

A vacinação nos postos da rede pública de saúde terá início a partir do dia 10 de março. A estimativa é que até o dia 10 de abril, espera-se que todas as meninas das instituições de ensino recebam a primeira dose da vacina. Ao serem vacinadas pela primeira vez, elas receberão um informe do qual constarão nome e local da unidade do SUS onde deverão receber a segunda dose, no período de 1º a 12 de setembro. A terceira dose estará disponível nos postos de saúde após 60 meses da primeira dose.

Segundo a doutora Paula Borba, médica do Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e pesquisadora da vacina contra o HPV há doze anos, a prioridade da vacinação nesta faixa etária tem relação direta com o risco de desenvolvimento do câncer de colo do útero. “A relação entre o vírus e o câncer é de quase 100%. Todas as pessoas que têm o câncer, têm o HPV, mas o inverso não é verdadeiro. Nem todo mundo que tem o HPV vai desenvolver o câncer”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário