"Objetivando o tombamento municipal que constituí-se hoje em um dos maiores patrimônios histórico – cultural do nosso Município e do Estado." justificou Pedrosa Filho
O vereador Pedrosa Filho em sua incansável luta pela valorização da história e cultura rosariense, apresentou um projeto de lei que visa o TOMBAMENTO DO PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, GALPÕES E DEMAIS IMÓVEIS DA ANTIGA REFFSA DO
MUNICÍPIO DE ROSÁRIO – MA.
Nossa
proposição tem como objetivo tombar o complexo ferroviário rosariense, pelo seu
inestimável valor histórico e cultural do nosso Estado.
Em sua justificativa o parlamentar usou o fator histórico. "Visto que o prédio da
estação de trem do Município de Rosário – MA, foi inaugurado no dia 01 de junho
de 1919, sendo o único prédio existente em nossa região de origem inglesa, a
construção desta ferrovia realizou-se em duas etapas. A primeira de Caxias a
São José das Cajazeiras ou Flores (Timom – MA), autorizada por D. Pedro II,
através do Decreto Imperial N.º 10.250 de dezembro de 1888.
O Presidente
da República, Afonso Pena, depois de fazer uma viagem difícil, subindo o Rio
Itapecuru em um barco a vapor (gaiola), partindo da capital maranhense com
destino a Aldeias Altas, determinou por Decreto Lei N.º 1.339 de 03 de janeiro
de 1905, a construção da segunda etapa da ferrovia São Luis – Caxias,
conectando com os trilhos que ligavam esta cidade a Timom, em frente à capital
do Piauí.
Os trabalhos
reiniciaram em 1907, mais o Governador do Maranhão Benedito Pereira Leite,
rosariense, embargou a ferrovia, visto que o primeiro traçado da estrada de
ferro não passava em Rosário e em outras cidades do Vale do Rio Itapecuru.
Fez-se novo projeto, que tem o traçado atual.
A estação e
a linha férrea que liga Rosário a Cantanhêde foi inaugurada em 01 de junho de
1919, enquanto os trabalhos da ferrovia continuavam por Pirapemas,
Itapecuru-Mirim, Coroatá, Codó, até Caxias, o trecho que liga Rosário a São
Luis, teve sua inauguração em 14 de março de 1921, mas até então, interrompido
no Estreito dos Mosquitos. Finalmente ficou autorizado a interligação da
ferrovia São Luis – Terezina, através do Decreto N.º 14.823 do Governador
Epitácio Pessoa, de 24 de maio de 1921. O projeto ferroviário, ligando as duas
capitais do Maranhão e do Piauí, concretizou-se com a construção das pontes:
Benedito Leite, sobre o Estreito dos Mosquitos e a do Rio Parnaíba.
A ferrovia
foi definitivamente inaugurada em 31 de dezembro de 1938, 43 anos depois do
primeiro trecho, Caxias – Timom."
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