terça-feira, 7 de novembro de 2017

Vereador Pedrosa Filho acerta ao pedir o Tombamento histórico da Estação Ferroviária

"Objetivando o tombamento municipal que constituí-se hoje em um dos maiores patrimônios histórico – cultural do nosso Município e do Estado." justificou Pedrosa Filho


O vereador Pedrosa Filho em sua incansável luta pela valorização da história e cultura rosariense, apresentou um projeto de lei que visa o TOMBAMENTO DO PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, GALPÕES E DEMAIS IMÓVEIS DA ANTIGA REFFSA DO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO – MA.

Nossa proposição tem como objetivo tombar o complexo ferroviário rosariense, pelo seu inestimável valor histórico e cultural do nosso Estado.

 Em sua justificativa o parlamentar usou o fator histórico. "Visto que o prédio da estação de trem do Município de Rosário – MA, foi inaugurado no dia 01 de junho de 1919, sendo o único prédio existente em nossa região de origem inglesa, a construção desta ferrovia realizou-se em duas etapas. A primeira de Caxias a São José das Cajazeiras ou Flores (Timom – MA), autorizada por D. Pedro II, através do Decreto Imperial N.º 10.250 de dezembro de 1888.

O Presidente da República, Afonso Pena, depois de fazer uma viagem difícil, subindo o Rio Itapecuru em um barco a vapor (gaiola), partindo da capital maranhense com destino a Aldeias Altas, determinou por Decreto Lei N.º 1.339 de 03 de janeiro de 1905, a construção da segunda etapa da ferrovia São Luis – Caxias, conectando com os trilhos que ligavam esta cidade a Timom, em frente à capital do Piauí.

Os trabalhos reiniciaram em 1907, mais o Governador do Maranhão Benedito Pereira Leite, rosariense, embargou a ferrovia, visto que o primeiro traçado da estrada de ferro não passava em Rosário e em outras cidades do Vale do Rio Itapecuru. Fez-se novo projeto, que tem o traçado atual.
A estação e a linha férrea que liga Rosário a Cantanhêde foi inaugurada em 01 de junho de 1919, enquanto os trabalhos da ferrovia continuavam por Pirapemas, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Codó, até Caxias, o trecho que liga Rosário a São Luis, teve sua inauguração em 14 de março de 1921, mas até então, interrompido no Estreito dos Mosquitos. Finalmente ficou autorizado a interligação da ferrovia São Luis – Terezina, através do Decreto N.º 14.823 do Governador Epitácio Pessoa, de 24 de maio de 1921. O projeto ferroviário, ligando as duas capitais do Maranhão e do Piauí, concretizou-se com a construção das pontes: Benedito Leite, sobre o Estreito dos Mosquitos e a do Rio Parnaíba.

 A ferrovia foi definitivamente inaugurada em 31 de dezembro de 1938, 43 anos depois do primeiro trecho, Caxias – Timom."




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