sexta-feira, 25 de abril de 2014

ESPECIAL: Conheça o Rosariense mais importante da História, foi Senador Imperial na época de D. Pedro II...saiba mais

Você sabia que de Rosário, já saíram grandes nomes e personagens importantes para a história do Maranhão e do Brasil?

Já tivemos dois governadores do Maranhão, deputado estatual, federal, Senador do Império no século 19, dentre outras figuras importantes que marcaram época.

Isso mesmo, o blog Rosário em Foco que também é história, traz uma série de matérias de alguns dos nomes mais importantes para a história da cidade. Você vai conhecer um pouco destes ilustres rosarienses, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, do estado do Maranhão e do Brasil.

O primeiro da lista dos “Filhos Ilustres” chegou a ser Senador do Império na época do Imperador D. Pedro II , no mesmo ano da Guerra do Paraguai (Maior conflito da história da América do Sul, entre o Paraguai e uma aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai) onde aparece a figura de Duque de Caxias, a escravidão no Brasil ainda era lícita.

Antônio Marcelino Nunes Gonçalves, o Visconde de São Luís do Maranhão, foi advogado, magistrado, jornalista, escritor e político brasileiro.  

Nasceu no dia 06 de Abril do ano de 1823, em sítio Santana, na jurisdição do atual município de Rosário, que na época era distrito de Itapecuru Mirim, filho do comendador Joaquim José Gonçalves, senhor de terras, engenhos e escravos na ribeira do Itapecuru, e de Isabel Marcelina Nunes Belfort, irmã do Coronel Antônio de Sales Nunes Belfort. Pelo lado materno, descendia de irlandeses, da Casa de Belfort, família nobre que remonta ao século IX, que se estabeleceu no Brasil em meados do século XVIII na pessoa de Lancelot Belfort, conhecido no Maranhão como Lourenço Belfort, o qual era tetravô de Antônio Marcelino1 .

Após concluir seus estudos preparatórios em São Luís, com dezoito anos de idade, matriculou-se, em 1841, na Faculdade de Direito de Olinda, de quem recebeu diploma de bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas em 1845. De volta à província natal, começou a ... Continue Lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário