terça-feira, 31 de outubro de 2017

Prefeitura de Rosário implanta projeto Diário Digital no município

A novidade, que irá informatizar o sistema escolar, foi apresentada durante o encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia

Armazenar dados eletronicamente, como frequência diária escolar, notas por disciplina e o conteúdo ministrado em cada aula, que estarão disponíveis a gestores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Essa é a finalidade do Diário Digital, projeto inovador que passará a fazer parte da realidade educacional  de Rosário.

O projeto-piloto está sendo implantado inicialmente nas escolas Januário Carvalho, Joel Duarte, Maria José Teixeira e Unidade Integrada Benedito Leite. Cada escola recebeu um kit composto por um tablet, com sistema operacional.

— Nosso objetivo é estender o projeto a toda a rede municipal, pois sabemos que se trata de uma plataforma capaz de beneficiar tanto estudantes, quanto pais e professores — afirma o secretário municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto.

O Diário Digital foi criado para substituir o formato em papel utilizado tradicionalmente na escola. Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), por meio da ferramenta, os professores e a equipe gestora terão um controle maior do grau de assiduidade dos alunos, bem como do desempenho do estudante em cada disciplina.

— Isso permite que se tenha um panorama mais amplo do funcionamento da escola — revela.
A coordenadora do censo escolar, Carla Alves, explica que o sistema vai disponibilizar um relatório atualizado diariamente, que poderá ser conferido pela Secretaria de Educação. — Além disso, o sistema é um aplicativo que pode ser também utilizado no celular — acrescenta.

Feira científica


O lançamento do Diário Digital foi feito durante o encerramento da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA), no Parque da Cidade.

Durante a SNCT/MA, estudantes apresentaram trabalhos científicos, participaram de palestras e oficinas e apresentações culturais, dentre outras atividades realizadas no campus avançado do Instituto Federal do Maranhão em Rosário (IFMA).

— Foi uma oportunidade que tivemos de envolver toda a comunidade de estudantes e professores rosarienses em torno de um evento que funciona como um excelente divulgador dos trabalhos produzidos nas universidades e em sala de aula — destacou a diretora do IFMA de Rosário, Madalena Neves.

O evento foi encerrado com o lançamento do protótipo de uma lixeira construída em fibra de vidro. — Trata-se de uma inovação, com design que permite a fixação a postes, de forma que possa ser utilizada em larga escala — destacou Joaquim Francisco de Sousa Neto.


Por ASCOM/Prefeitura de Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário