quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Senado aprova fim das coligações, veja como ficaria cenário político de Rosário caso essa regra já existisse!

Se essas regras já fossem aprovadas há dois anos certamente que o cenário político de Rosário hoje seria outro, por exemplo: Jardson que teve 391 votos e Ademar do Sindicato (371 votos) não seriam eleitos em 2016. E no lugar deles iriam Léo Cavalcante que teve (562) e Valter Costa  (519 votos).


Léo, Jardson e Ademar do Sindicato
O plenário do Senado aprovou por unanimidade ontem (3), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a coligação de partidos para eleições proporcionais e estabelece a cláusula de desempenho, que gradativamente impede a propaganda de rádio e TV e o repasse de dinheiro do fundo partidário a partidos pequenos.

Aprovada na semana passada pela Câmara, a emenda constitucional será promulgada pelo Congresso Nacional nos próximos dias para que possa valer nas eleições de 2018.

No caso das coligações partidárias, a proibição valerá a partir de 2020.


"Nós, hoje, acabamos com essa coisa esdrúxula chamada coligações partidárias proporcionais. Também criamos a cláusula de desempenho, que vai moralizar a vida pública brasileira, diminuindo essa quantidade enorme de partidos", disse o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Segundo ele, a nova emenda será promulgada até a próxima quinta-feira (5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário