segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Após várias horas de negociação. Rebelião é controlada em Rosário.

 A super lotação (83 detentos para 7 celas) associada a uma série de problemas como a falta de água potável, a comida precária, que é uma reivindicação antiga dos presos ,e o horário de visitas, foram alguns dos fatores que contribuíram para a rebelião.

 Após os presos terem destruídos os portões das celas, incendiaram vários colchões.  O clima tenso, que só não aconteceu uma tragédia maior, pois os presos ameaçavam com objetos cortantes, matar dois detentos que foram presos por homicídio e pedofilia, só foi amenizado  com uma longa negociação feita pela intervenção da juíza da 1ª Vara da Comarca de Rosário e de execuções penais Dra. Rosangela Prazeres Macieira,
acompanhada pelo sub-secretário de segurança publica Hamilton Lorenzo, Dr. Davi Feller delegado de Bacabeira e a tropa de choque juntamente com polícias civis e militares, que ouviram atentamente as reivindicações dos presos e conseguiram chegar um acordo que nada iria acontecer até 9 horas de amanhã do dia seguinte, onde os presos serão transferidos para outras delegacias ou CCPJs, para que os reparos e as melhorias nas instalações físicas possam ser realizadas.
 Além das reivindicações dos presos serem atendidas,  mudanças administrativas serão realizadas pois segundo o sub secretário de segurança pública a partir desta terça (19) a administração da CCPJ ficará na responsabilidade da secretaria de administração penitenciária do estado, que encaminhará diretor, agente penitenciário, enfermeiro, assistência social e jurídica para o bom funcionamento da CCPJ de Rosário, onde estão abrigados os presos de toda região do munin.

Atualmente só 10 presos de Rosário estão na unidade prisional. 


Por Jerffeson de Jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário