terça-feira, 11 de abril de 2017

Filho ilustre de Rosário, Zequinha do Sax morre aos 77 anos em São Luís


A cidade de Rosário perdeu mais um filho ilustre, o músico Sequinha do Sax, faleceu em São Luís e seu sepultamento aconteceu nesta terça(11).

José Raimundo Silva Gomes, o Zequinha do Sax, nasceu em Rosário no dia 6 de fevereiro de 1940), filho da doméstica e costureira Isabel Pereira da Silva Gomes e de Nionílio Alódio Gomes (1904-1985), barbeiro e músico mais conhecido pela alcunha de Capitão Nuna Gomes, ele e os irmãos Gomes herdaram do pai o gosto e talento pela música.

Foi funcionário público federal, trabalhou nos Correios como carteiro por 17 anos. Foi redistribuído para a Escola Técnica, na época era Escola Técnica Federal do Maranhão, em 1978 e lá se aposentou, trabalhando uma parte como músico, ensinando na banda de música, e outros anos como supervisor.
Os Irmãos Gomes. Da esquerda para a direita: Bastico (violão), Zequinha do Sax e Biné do Cavaco (violão)


Seu Pai Nuna Gomes (imagem acima) Autor de obra pequena – muito se perdeu na própria memória, pela falta de registro, é nome fundamental na galeria de compositores de choro do Maranhão. Sua Um sorriso foi registrada em Choros Maranhenses (2005), do Instrumental Pixinguinha, primeiro disco autoral de choro registrado no Maranhão.


Sequinha gravou vários discos instrumentais, e participou de vários grupos musicais incluvise ao lado dos irmãos em São Luís onde morou até a sua morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário