quarta-feira, 5 de abril de 2017

Vereadores de Rosário averiguam denúncia sobre armazenamento irregular de produtos químicos na Gerencia Regional


Sete dos treze vereadores de Rosário estiveram durante a manhã desta terça-feira (04) na Gerencia Regional de Saúde, com sede em Rosário, para apurar uma denuncia de um possível ataque ao meio ambiente e a saúde pública da população, em especial aos moradores circunvizinhos da gerencia regional, que fica localizada no bairro Vila Bacural.

A comitiva formada pelos vereadores: Luis Carlos – Kiko (PMDB), Pedrosa Filho – Necó (PMDB), Sandro Marinho (PDT), Agenor Brandão (PRB), Ancelmo Bruno (PHS), Machado Neto (PROS) e Gilvan Mocidade (PRB), torna-se a primeira resposta direta do legislativo, após denuncia proferida pelo vereador pemdebista, Pedrosa Filho – Necó, na tribuna, na ultima sessão da câmara; onde denunciou um armazenamento inadequado de produtos químicos vencidos, entre eles: pesticidas, inseticidas, themefoz, bobonas, entre outros nocivos a saúde humana.

A comitiva e o presidente da comissão in loco, Pedrosa Filho, foram recebidos pela diretora regional de saúde, Elizabeth Oliveira, que na ocasião substituindo o gestor regional de saúde, Willame Anceles. Durante a conversa com os parlamentares, a diretora de saúde confirmou a veracidade da denuncia.

Segundo a diretora de saúde, os produtos vencidos estavam armazenados em um prédio não pertencente a gestão do Estado, e que após solicitação para ocupação do prédio, os produtos foram transferidos e estocados nas instalações da gerencia regional.

Durante a visita, ficou acordado de modo geral, o levantamento por parte da gerencia de saúde, da quantidade e a descrições dos produtos para criação de um relatório a ser enviado ao Ministério Publico Estadual ou Federal, pedindo a retirada dos produtos químicos cancerígenos o mais breve possível.


Para avançar o processo de retirada dos produtos químicos do meio população, uma nova visita será feita a gerencia regional de saúde, para tomar conhecimento dos tipos dos produtos e em seguida formar uma comissão para cobrar na Secretaria Estadual de Saúde a retirada imediata dos produtos para um local de segurança e fora do município de Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário