quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A manipulada “consolidação” de Hilton Gonçalo…

De Marco D'Eça

O blog recebeu ontem e-mail de uma tal “Comunicação Hilton Gonçalo”, que deduz-se ser a assessoria de imprensa do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (ainda no PDT), que insiste em se apresentar como candidato a governador.
 Trata-se de um texto analisando a tal pesquisa do Instituto Conceito sobre a corrida eleitoral no Maranhão, divulgada ontem.

Pelo título do release se ver que o próprio Gonçalo encomendou a pesquisa.

- Pesquisa do Instituto Conceito aponta (…) Hilton Gonçalo consolidado na disputa de governador - diz o título do texto.
Mas o que chama atenção é o critério usado pelo Instituto Conceito para medir a preferência do eleitorado.

Primeiro, o release fala da preferência do eleitorado na pesquisa estimulada – aquela em que o eleitor é apresentado a uma lista de candidatos. Neste quesito, Flávio Dino (PCdoB) lidera, seguido de Luís Fernando Silva (PMDB).
Mas o release considera Hilton Gonçalo consolidado com um percentual de apenas 6,5% de intenção de votos.
Vem, então,  o dado mais curioso.

Na pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor cita qualquer nome – aparecem, novamente, Flávio Dino e Luís Fernando como principais candidatos.
Mas o que chama atenção é a citação do nome de Eliziane Gama (PPS) por 1,9% dos entrevistados. É quase quatro vezes o total dos que citaram Gonçalo espontaneamente (0,5%).

Tradução óbvia: Eliziane foi simplesmente ignorada na pesquisa espontânea para favorecer o pretenso candidato pedetista.

Assim fica fácil se “consolidar”…

Um comentário:

  1. Curta a nossa página no facebook, e apareça no mural mais lindo da internet, e seja visto por milhares de pessoas todos os dias. Obrigado pela visita e volte sempre!
    Forte Abraço

    ResponderExcluir