segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bancários do Maranhão Decidem Manter a Greve!


 
Ao contrário de boa parte do resto do País, os bancários do Maranhão decidiram manter a greve que já dura mais de 25 dias.

Enquanto a grande maioria das agências bancárias abrem suas portas nesta segunda-feira, elas continuarão fechadas no estado.

A manutenção da greve foi decidida em assembleia realizada na ultima sexta-feira (11).

Na assembleia, a categoria rejeitou, por unanimidade, as propostas apresentadas pela Fenaban e pelos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, BNB e Banco da Amazônia).

Na segunda-feira, às 18h, será realizada nova assembleia na sede do SEEB-MA, na Rua do Sol, Centro de São Luís, para avaliar o quadro de greve em âmbito nacional e para deliberar sobre a continuidade do movimento paredista.

A proposta da Fenaban

Em resumo, a Fenaban oferece reajuste de 8% para salários e benefícios e de 8,5% para o piso salarial. A regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) continua a mesma do ano passado, com reajuste ínfimo.

A nova proposta da Fenaban inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo (para alguns bancários), no valor de R$ 50,00 por mês.

Na visão do SEEB-MA, tais cláusulas não representam avanços significativos para a categoria, ao contrário do que prega a Contraf-CUT.

Sobre as horas paradas na greve, a Fenaban recuou e aceitou compensar, no máximo, uma

hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro. Vale ressaltar que as horas não compensadas serão abonadas.

Os bancários deflagraram a greve nacional no dia 19 de setembro, depois de rejeitarem a proposta anterior dos bancos, de 6,1% de reajuste sobre todas as verbas salariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário