terça-feira, 22 de outubro de 2013

Moradores bloqueiam estrada que da acesso a 10 cerâmicas em Rosário, o clima é tenso!


O clima é tenso e de preocupação, entre moradores do povoado Boa Vista zona rural de Rosário. A situação se agravou por conta de uma decisão judicial, onde pede a reintegração de posse de uma terra com 20 hectares situada no perímetro do povoado.

A decisão de reintegração de posse foi comunicada a câmara de vereadores de Rosário, na sexta feita e no sábado os moradores tomaram conhecimento, então se mobilizaram com medo de perderem suas terras.

Entenda o caso.

A decisão dada pela juíza de Andéa Cysne Frota Maia da comarca de Rosário, determina a desocupação de uma área habitacional ocupada no povoado Boa Vista, distante 5 km da sede. Segundo informação a magistrada deu parecer favorável ao senhor Mário Carneiro proprietário de uma pedreira desativada a mais de 20 anos, segundo o mesmo alega ser dono das terras.

Segundo o presidente da associação dos moradores o documento apresentado pelo reclamante foi dado pelo INTERMA, entretanto, a associação  possui certidão e o povoado é registrado pela fundação PALMARES como área quilombola tornando-se área federal.

A liminar foi contra um morador apenas. Mas os moradores temendo que poderiam no futuro serem as próximas vítimas, se uniram e fecharam a estrada, com paus e atearam fogo em pneus durante a manhã de hoje, com o objetivo de impedir a polícia militar de cumprir com a ordem judicial.

Algumas lideranças locais e vereadores deram total apoio aos moradores, e interviram junto a justiça para tentar buscar uma medida cautelar, para a amenizar o problema.


Ninguém entra e ninguém sai. A estrada liga vários povoados e 10 cerâmicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário